Em visita institucional ao Complexo Industrial Portuário de Suape, nesta terça-feira (4), o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto (PSDB), afirmou que a Alepe está comprometida em garantir total apoio aos projetos e demandas do porto.
A viabilização da ferrovia Transnordestina, considerada essencial para o escoamento e exportação de produtos do interior do estado, assim como dos grãos do cerrado do Piauí, é um dos principais pleitos.
“Sabemos da relevância do Porto de Suape para o Estado e para o Nordeste. É fundamental que o ramal da Transnordestina seja finalmente concretizado, de modo a assegurar que todo o potencial do porto seja aproveitado, gerando mais desenvolvimento para Pernambuco. Assembleia está à disposição para contribuir no que for possível”, disse.
Acompanhado dos deputados Mário Ricardo (Republicanos) e João de Nadegi (PV), o presidente do Legislativo foi recebido pelo presidente do Complexo, Marcio Guiot. Além de enfatizar a importância da viabilização da Transnordestina para a ampliação das operações, Guiot apresentou projetos que envolvem a massificação da importância de Suape para toda a cadeia econômica de Pernambuco e a exploração do potencial turístico do complexo, com ênfase para história e ecologia.
Respectivamente, presidente e membro da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Alepe, Mário Ricardo e João de Nadegi colocaram o colegiado à disposição para colaborar com as demandas.
Os parlamentares percorreram às instalações do complexo e puderam obter informações sobre estrutura, operações, movimentação, potencialidades, sustentabilidade, preservação ambiental – inclusive, o projeto de viveiro de espécies para reflorestamento – performance e desafios de Suape.
Ao lado de Guiot, receberam os deputados os diretores de Desenvolvimento e Gestão Portuária, Nilson Monteiro; de Sustentabilidade, Carlos Cavalcanti; de Infraestrutura, Renata Loyo; de Inovação e Transformação Digital, Adriana Martin; de Desenvolvimento e Gestão Industrial, Artur Neves; e de Administração e Finanças, Hugo Santiago.