Com 35 prefeitas eleitas em 2020, um número ainda inferior ao desejado, porém maior que a eleição de 2016 e agora com duas mulheres à frente do Governo do Estado nos cargos de governadora e vice, um nome de peso no meio político vem sendo cotado para concorrer às eleições da AMUPE – Associação Municipalista de Pernambuco.
A eleição para a diretoria executiva, conselho fiscal e deliberativo da entidade para o biênio 2023/2024 deve acontecer em fevereiro do próximo ano, com posse dos eleitos em março.
Em toda sua história e dentre seus 28 presidentes, até então apenas duas mulheres sentaram na cadeira principal do órgão municipalista. Uma delas entre 2003 e 2005, a ex-prefeita de Arcoverde Rosa Maria Lins e atualmente a prefeita de Surubim, Ana Célia, que assumiu em razão do afastamento do então dirigente José Patriota (PSB), afastado para concorrer ao cargo de deputado estadual na recentes eleições, missão bem sucedida.
Com uma boa avaliação popular, a prefeita de Igarassu, Professora Elcione Ramos (PTB), é um nome simpático a muitos gestores para gerir a instituição. Com a evidente ascensão política das mulheres na cena, é visto com bons olhos a assunção do cargo por uma dirigente sensível à causa municipalista e alinhada com Raquel Lyra (PSDB), governadora eleita.
A prefeita Elcione é atualmente vice-presidente das cidades litorâneas pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP).