Ao longo desta semana, escolas de todo estado estarão realizando atos em comemoração ao centenário de Paulo Freire, patrono da educação do Brasil e de Pernambuco. Além de celebrarem os 100 anos de Freire, as unidades educacionais da rede pública estão cumprindo o que estabelece a lei nº 17.284/21, sobre a promoção de ações pedagógicas ou culturais que exaltem a vida e a obra do pedagogo e filósofo na semana em que esteja compreendida a data do aniversário – 19 de setembro. A norma foi criada pelo deputado estadual Professor Paulo Dutra (PSB) neste ano em que Paulo Freire completaria 100 anos e o parlamentar, vice-presidente da Comissão de Educação e Cultura da Alepe, está visitando escolas para acompanhar essas celebrações e para fortalecer o nome de Freire entre os estudantes.
Uma dessas comemorações aconteceu na Escola de Referência em Ensino Médio Pedro Tavares, na cidade de Camutanga, Zona da Mata Norte. Com a coordenação do gestor da unidade, prof. Arão Correia, estudantes da unidade realizaram apresentações culturais com músicas e danças, elaboraram cartazes e textos e sabatinaram o deputado Professor Paulo Dutra sobre a importância de Paulo Freire para a educação. O evento reuniu, além da comunidade escolar, lideranças políticas da cidade, como o vice-prefeito, Antônio Trigueiro, o presidente da Câmara Municipal, Jessé de Romildo, o secretário de educação da cidade, Valmir Correia, o prof. Orlando Sales e Doda Soares.
“Fico muito feliz em ver que Paulo Freire vive em cada educanda e cada educando do nosso estado. Poder participar de um evento como esse aqui em Camutanga, mas que vem se repetindo em várias outras cidades de Pernambuco, é algo que me alegra muito e que mostra que as escolas entenderam o que pretendíamos quando propomos essa lei que foi prontamente aprovada pelos demais deputados da Alepe”, disse o Professor Paulo Dutra.
De acordo com o deputado socialista, as ações que celebram o centenário do autor de Pedagogia do Oprimido são uma forma de enfrentamento contra tentativas de desqualificar a contribuição de Paulo Freire para a educação. “Freire está sendo celebrado em todo mundo por seu papel fundamental na construção do conhecimento de crianças, jovens e adultos em diversos países. Até por isso ele recebeu mais títulos honoris causa em universidades do exterior do que qualquer outro brasileiro na história. Negar a importância de Paulo Freire para a nossa educação é um absurdo que precisa ser combatido. Por isso que criamos essa lei e a lei que dá ao já patrono da educação do Brasil e da cidade do Recife, o mesmo título a nível estadual, aprovado em 2019 na Alepe”, comentou.
A semana estadual de Paulo Freire vai até o próximo dia 25 de setembro. Além das escolas, a Assembleia Legislativa de Pernambuco também está celebrando o centenário de Freire por meio de ações organizadas pela comissão organizadora do Ano Educador Paulo Freire na Alepe, que também conta com a participação do deputado Professor Paulo Dutra.