Emenda que mantém obrigatoriedade do uso de cadeirinha, é aceita na Câmara Federal

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
28 de novembro de 2019 às 15h29min
Foto: Luis Macedo

A emenda do deputado Augusto Coutinho (Solidariedade), que mantém a obrigatoriedade do uso de cadeirinha para transporte de crianças menores de 7 anos, foi incorporada ao Projeto de Lei n. (3.267/2019) do governo Bolsonaro, que propõe alterações ao Código Brasileiro de Trânsito (CBT) e extinguia a multa para quem não utilizasse a cadeirinha no transporte de crianças. Pela proposta do governo, o desrespeito a esta regra passaria a ser punido apenas com advertência.

“Precisamos modernizar alguns pontos da legislação de trânsito, mas questões como o uso da cadeirinha, essenciais para a preservação da vida, precisam ser mantidas. São ações educativas cujos resultados positivos já foram comprovados por entidades como a Organização Mundial de Saúde”, disse Coutinho.

Atualmente motoristas que deixam de usar cadeirinha para levar crianças recebem multa no valor R$293,47. A pena é considerada gravíssima e soma de sete pontos na carteira. O relatório contendo as alterações ao projeto vindo do governo foi apresentado nesta quarta-feira (27) pelo relator, que terá um prazo de cinco sessões plenárias para receber novas emendas e, em seguida, vai para votação da Câmara Federal.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO