O deputado federal Fernando Rodolfo (PL) criticou a passagem do presidente Lula por Pernambuco. Para ele, o chefe do Executivo nacional chegou e saiu sem dizer a que veio, o mesmo que já havia feito na visita anterior, em março, e ainda classificou as agendas do petista como “viagens de turismo”.
“Ele poderia responder: como fica a duplicação da refinaria Abreu e Lima? A Transnordestina, tão importante e tão esperada, vai sair do papel? E quanto à transposição, quais os próximos passos? Como transformar a economia de toda a região beneficiada? Passar em Pernambuco para requentar programas que já existem é falta do que fazer“, afirmou Fernando Rodolfo.
Na visão do parlamentar, a passagem do petista, já tendo anteriormente a experiência de 8 anos à frente do País, foi mais uma vez “pífia, um factoide, sem assumir compromisso com nada“. Ele lembrou que Lula perdeu as eleições no Brasil inteiro, tendo vencido apenas no Nordeste, onde, em época de eleições, “faz questão de se considerar um nordestino excluído“.
“Lula vem a Pernambuco na semana em que o IBGE divulgou dados que mostram o estado com índice superior a 14% de desemprego e o Recife acima de 15%. Ou seja, após dois anos e meio de gestão de João Campos do PSB, a cidade é a capital do desemprego. A agenda do presidente poderia e deveria ter sido mais produtiva”, ironizou.