A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das manipulações nos jogos de futebol aprovou, nesta terça-feira (6), a convocação de mais de 40 pessoas, entre eles, os jogadores Igor Cariús, lateral esquerdo do Sport, e Paulo Miranda, ex-zagueiro do Náutico, para que prestem esclarecimentos sobre as supostas irregularidades em partidas de futebol.
Os dois jogadores foram denunciados pela Operação Penalidade Máxima II e já foram julgados, na última quinta-feira (1º), pela Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva por possível envolvimento em manipulação de resultados.
Titular pelo Sport, Igor Cariús era investigado por partidas da Série A do Campeonato Brasileiro de 2022, quando atuava pelo Cuiabá. O lateral foi o único absolvido entre os atletas denunciados por falta de comprovação de atuação no esquema. Paulo Miranda, ex-zagueiro do Náutico, foi punido com mil dias de suspensão e multa de 70 mil. O defensor teve seu contrato rescindido oficialmente com o Timbu na última semana.
Relator da CPI, o deputado Felipe Carreras (PSB) avalia que esse pode ser o maior escândalo da história do futebol brasileiro. “Estamos nos debruçando sobre esse tema que pode ser o maior escândalo da história do futebol brasileiro. Vamos trabalhar muito, ouvir e dialogar com todos que queiram colaborar com as investigações. Não iremos permitir que criminosos continuem manchando o nosso futebol, uma paixão nacional e patrimônio do nosso povo”, disse. Além de relator, Felipe Carreras é autor do requerimento que deu abertura à Comissão.