Governo busca entendimento com professores do Estado

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
1 de junho de 2023 às 00h00min
Foto: Pericles Chagas

Coluna da quinta

Uma reunião realizada ontem (31), na Assembleia Legislativa de Pernambuco pode ser o pontapé inicial para um eventual entendimento entre o Poder Executivo e os professores estaduais, que buscam uma resposta concreta do Palácio do Campo das Princesas sobre o projeto que trata da atualização do piso da categoria. A principal demanda no momento tem sido a retirada da urgência da matéria, para que as conversas na mesa de negociação sejam retomadas.

Contando com uma rápida saudação da governadora Raquel Lyra (PSDB), que esteve na Alepe para outros compromissos, uma representação do Sintepe foi à mesa com os secretários da Casa Civil, Fazenda e Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional. Já a Alepe foi representada por seis deputados, incluindo o presidente da Casa, Álvaro Porto (PSDB), que tem buscado ser uma ponte entre os principais interessados.

À coluna, o deputado João Paulo Lima (PT), que é o relator do projeto na Comissão de Educação e Cultura, classificou o momento como positivo, principalmente por conta da presença de representantes do Estado. Na ocasião, ficou definido que até amanhã (2) será dada uma resposta sobre o pedido de retirada da urgência do PL.

Ainda nesta quarta-feira, Raquel Lyra passou o dia fazendo gestos para todos os lados, erguendo a bandeira branca para dar um fim à crise política vivenciada no seu governo. A intenção pode se estender às demais classes, como a dos professores, mediante os próximos passos que serão dados pela gestão estadual nas próximas dias.

Cobrança
Em conversa com coluna, a presidente do Sintepe, Ivete Caetano, também avaliou positivamente a reunião com os secretários estaduais. Apesar disso, ela ressaltou que é preciso que haja uma definição mais concreta que possa contribuir com a reabertura da mesa de negociação para debater melhor a proposta do Palácio.

Cartas na mesa
Em um clima de pacificação, a governadora Raquel Lyra convidou a bancada do PSDB para um almoço no Palácio ontem (31). Apenas Álvaro Porto e Débora Almeida puderam participar. A conversa durou quase 3 horas e funcionou como uma sessão de desabafo, sobre como a tucana pode melhorar a relação com a Alepe. Raquel reconheceu falhas na condução política e está obstinada em reatar os laços com a Casa.

Justificativa
A ausência do deputado Izaías Regis no almoço com a bancada do PSDB se deu ao julgamento das contas dele na Câmara de Garanhuns. A propósito, os vereadores que compõem a base do seu principal adversário na cidade rejeitaram as contas referentes ao exercício de 2019, contrariando recomendação do Tribunal de Contas do Estado. Foram 13 votos contra Zazá.

Estreitando relações
Depois do almoço, a governadora Raquel Lyra (PSDB) seguiu para a Alepe, onde prestigiou o lançamento do livro sobre o deputado estadual Antônio Moraes (PP). Na ocasião, ela fez uma visita de cortesia ao gabinete da presidência. Um gesto importante para selar a paz entre ela e o presidente da Casa, Álvaro Porto (PSDB), que vinha dando claros sinais de insatisfação.

Marco histórico
Presidente da Câmara de Caruaru, o vereador Bruno Lambreta (PSDB) assina nesta quinta (1º), a ordem de serviço para a construção da nova sede do Poder Legislativo. Na ocasião, também será lançada a pedra fundamental. Com uma previsão de investimento na ordem de R$ 8,8 milhões, a área total a ser construída é de 2.965,14 m² e o prazo previsto para execução da obra é de 18 meses.

Captação de recursos
De acordo com o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB), já foram conquistados pouco mais de R$ 25 milhões em patrocínio para o São João 2023. A expectativa é que esse número possa crescer ao longo da festa. O gestor fez diversas viagens a Brasília e São Paulo no intuito de arrecadar os valores para custear essa que promete ser a maior edição.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO