João Lyra Neto faz o gesto que Rodrigo Pinheiro precisava

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
22 de maio de 2023 às 00h00min
Foto: Jorge Farias

Coluna da segunda

Não é novidade para ninguém que existem arestas que precisam ser aparadas entre a governadora Raquel Lyra (PSDB) e o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB). Entretanto, algumas sinalizações apontam para uma convergência entre eles, que iniciaram a caminhada ainda em 2016, quando venceram juntos a primeira eleição municipal.

Em meio a um cenário de desconfianças e incertezas sobre quem Raquel vai apoiar em 2024, o ex-governador João Lyra Neto deu uma declaração em recente entrevista à Rádio Cultura do Nordeste, que reacendeu a chama da união: “eu confio em Rodrigo”. A afirmação foi feita um dia depois das comemorações do aniversário da cidade.

Rodrigo tem ido bem na administração, mas cometido algumas falhas contornáveis na seara política. De toda forma, a atual gestão é uma continuação do governo Raquel Lyra, sendo esse o maior motivo para que a tucana deposite sua confiança em Pinheiro, além de ser a principal cidade do estado comandada pelo PSDB.

O maior gesto que Raquel poderia fazer com Rodrigo seria garantir a ele a presidência do PSDB no município, que passaria a ter carta branca para organizar a legenda. O aceno também firmaria a posição de confiança revelada pelo seu pai, o experiente João Lyra, que não teve a mesma oportunidade em 2014, quando tentou disputar a eleição para o Governo do Estado e sofreu veto da cúpula do PSB.

Fortalecido
O prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) fechou a semana de comemoração do aniversário de Caruaru com agendas positivas. Os novos equipamentos inaugurados nos últimos dias irão ofertar lazer, mobilidade e entretenimento aos moradores e visitantes dessas comunidades que foram contempladas no município.

Opções 
Caso deseje voltar ao jogo político em 2024, o ex-deputado estadual Erick Lessa (PP) tem quatro opções de partidos para se filiar, entre eles o Republicanos e o Podemos. No último sábado (20), Lessa se reuniu com o deputado federal Fernando Rodolfo (PL), com quem pode estrear uma parceria.

Organização 
Maior partido de Pernambuco, com cinco deputados federais, 13 deputados estaduais, 50 prefeitos, mais de 30 vice-prefeitos e mais de 480 vereadores, o PSB reuniu no último sábado (20) lideranças de diversos seguimentos para discutir o fortalecimento do partido. A prioridade da legenda para 2023 será a reeleição de João Campos.

No mesmo barco 
Caso tenha mesmo o seu nome efetivado na superintendência da Sudene, o ex-deputado Danilo Cabral passará a fazer parte do mesmo time do ex-governador Paulo Câmara: abandonados pelo PSB e salvos pelo PT. Antes de dar um verdadeiro mergulho, Danilo compartilhou sua insatisfação com as últimas movimentações em sua rede social.

Vantagem 
Nos bastidores, a confiança em uma vitória do deputado Rodrigo Novaes (PSB) para o TCE-PE é grande. Com o apoio de Álvaro Porto e Gustavo Gouveia, Novaes tem avançado nas adesões e pode conquistar, inclusive, os três votos dos deputados do PSDB, partido da governadora Raquel Lyra, que adotou Joaquim Lira (PV) como seu candidato.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO