Futuro político de Marília indefinido

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
5 de maio de 2023 às 00h00min
Foto: Cláudio Kbene

Coluna da sexta

Campeã de votos na primeira etapa das eleições para o Governo de Pernambuco em 2022, a ex-deputada Marília Arraes (SD), que não repetiu o mesmo desempenho na reta final, segue literalmente com “o pires na mão”. A expectativa era de que ela assumisse a Sudene, logo após as nomeações do segundo escalão, o que não aconteceu.

Enquanto não tem o futuro definido, Marília segue tentando assumir o protagonismo da oposição com críticas à governadora Raquel Lyra (PSDB), o que, até o momento, não tem surtido nenhum efeito. O que se comenta nos bastidores é que a ex-parlamentar deve voltar a disputar o Executivo municipal em 2024. Entretanto, ela nunca se posicionou publicamente sobre o assunto.

Sem nenhum espaço de destaque no Governo Federal, Marília pode cair no esquecimento e perder seu capital eleitoral conquistado nos últimos anos, quando exerceu mandatos de visibilidade nas Câmaras do Recife e Federal. Embora tenha levado o nome Lula para os quatro cantos do estado no último pleito, o trato dele com a aliada não tem sido o mesmo.

Sem perder tempo
Um dia após ser aprovado na Assembleia Legislativa, a governadora Raquel Lyra (PSDB) sancionou, na noite desta quinta (4), a lei que autoriza o Executivo a contratar empréstimos de até R$ 3,4 bilhões com bancos nacionais e internacionais. O PL é sinônimo de investimentos em áreas como saúde, educação, segurança e infraestrutura.

Missão
Após a exoneração do diretor-presidente da Empresa Pernambuco de Comunicação (EPC), Ivanildo Júnior, quem deve assumir a função, por um tempo, é o secretário-executivo da Casa Civil, Rubens Júnior. Com vasta experiência na área, o comunicador de origem tem bastante a contribuir com o espaço.

Itinerante
O deputado Mário Ricardo (Republicanos) planeja levar a Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Alepe para todo o estado. O parlamentar sempre foi um entusiasta da área, desde quando foi prefeito de Igarassu. Ontem (4), o colegiado discutiu questões referentes ao Polo de Confecções do Agreste.

Anúncio
O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), lidera, na próxima segunda (8), uma coletiva de imprensa para divulgar a programação da Festa de Santo Antônio. A festividade do padroeiro da cidade acontecerá de 1° a 13 de junho e deverá contar com atrações a nível estadual e nacional, e deve contribuir para aquecer a economia do município.

Anulado
O STF formou maioria para derrubar o indulto concedido ao ex-deputado federal Daniel Silveira (PTB), pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O ex-parlamentar havia sido condenado a 8 anos e 9 meses de prisão, em regime fechado, por promover ataques aos ministros da Corte e estimular atos antidemocráticos.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO