Assembleia comemora o Dia da Terra com sessão solene

Notícias
Por Américo Rodrigo
20 de abril de 2023 às 11h15min
Foto: Roberto Soares

Nesta quinta-feira (20), às 18h, por solicitação do deputado João Paulo (PT), a Assembleia Legislativa de Pernambuco realiza sessão solene, no Auditório Sergio Guerra, para comemorar o Dia da Terra, oficialmente celebrado no dia 22 de abril, próximo sábado. O encontro reunirá entidades ambientalistas, artistas populares, representantes de universidades, Governo do Estado. Ao final do encontro será divulgada a Carta-compromisso Dia da Terra em Pernambuco. 

Esta data precisa ser lembrada sempre como um alerta sobre a necessidade de cuidarmos do planeta, mas acima de tudo como dia de luta por um país e um mundo ao mesmo tempo sustentável e socialmente justo”, observou João Paulo. “As maiores vítimas da crise do clima são as pessoas mais pobres e negras”, finalizou.

A solenidade será animada por apresentação do mestre Zé Borba – Mateus de Cavalo-marino – e um ritual indígena comandado por Alma Kazuri, da etnia Xucuru. A reunião terá uma trilha sonora especialmente feita para o evento por Fábio Gomes, discípulo de Naná Vasconcelos. Na mesa, estarão, além de João Paulo, o deputado Doriel Barros, o reitor da UFPE, Marcelo Carneiro Leão; o pró-reitor de Extensão, cultura e Cidadania da UFRPE, Moisés Santana; o secretário-executivo de Economia Criativa do Amazonas, Luiz Carlos de Maros Bonates; a secretária e Meio Ambiente e Sustentabilidade de Fernando de Noronha, Ana Luiza Ferreira; a diretora Presidente da Associação Dia da Terra Brasil, Ana Paula Jones; e o coordenador de mobilização social da Associação Raízes da Tradição, João Monteiro.

O Dia da Terra foi comemorado pela primeira vez em 1970, nos Estados Unidos, com um fórum ambiental que reuniu 20 milhões de pessoas para protestar contra a poluição. Esse encontro teve papel importante para a aprovação de leis ambientais pioneiras sobre emissão de gases nocivos e proteção de espécies ameaçadas. No ano passado, os alertas sobre um prazo limite para a redução do aquecimento global e do desmatamento marcaram a data. 

Segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU o planeta registrou, já na década passada, o nível mais alto de gases de efeito estufa da história. Para que o aquecimento global fique dentro do limite estabelecido no Acordo de Paris, 1 grau Celsius e meio, as emissões devem parar de aumentar antes de 2025, e cair 43% até 2030.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO