O que era apenas uma informação de bastidor, se tornou público nesta tarde. Em conversa com a imprensa após evento em Caruaru, a governadora Raquel Lyra (PSDB) deixou transparente a sua preferência por uma mulher para substituir a conselheira Teresa Duere, que há duas décadas é a única mulher no TCE.
“O Tribunal de Contas do Estado, que tem autonomia, independência, tem uma mulher lá, a Teresa Duere, que agora vai se aposentar. E todo mundo sabe que pela questão de dever de gênero e de ofício, é muito importante que a agente tenha participação de mulheres nos órgãos representativos do Poder Judiciário, órgãos de controle, como o Tribunal de Contas, Ministério Público. Isso é uma luta que eu defendo em todas as vertentes […]. Isso é uma bandeira, sim. Agora, a Assembleia Legislativa tem autonomia para fazer a sua escolha, tomar a sua decisão. Isso a gente tem que respeitar”, disse a governadora.
Atualmente, entre os candidatos postos, Débora Almeida (PSDB) é a única mulher a pleitear a vaga de Duere no TCE. Como durante a entrevista a governadora não citou a parlamentar, o Blog Cenário questionou o óbvio: se Débora é o nome de Raquel Lyra na corrida pelo TCE.
Apesar da afirmação anterior, a governadora se esquivou da resposta, afirmando que a escolha é da Alepe. “Vamos respeitar o trabalho da Assembleia Legislativa e a sua votação”, ponderou.
Mesmo sem sinalização direta, interlocutores confirmaram que Débora é sim o nome de Raquel. Em conversa com um parlamentar, mais cedo, nossa reportagem foi informada que entre os deputados, ela é a candidata mais forte, principalmente por ter as bençãos do Palácio.