Pouco mais de dois meses após sair da suplência e assumir o mandato coletivo na Câmara do Recife, as Pretas Juntas (PSOL) já apresentam crise interna. Tudo foi exposto nas redes sociais pela governadora Elaine Cristina, que representa [encabeça] o coletivo na Casa de José Mariano. Ela publicou, ainda nas primeiras horas da manhã, um texto que falava sobre “o momento delicado de ruptura” que está vivendo com Débora Aguiar, que partilha com ela o mandato.
“E essa ruptura está se dando, por uma compreensão de que num projeto que se diz coletivo, não cabem posturas autoritárias e violentas de qualquer tipo. Nós que aqui nos posicionamos entendemos que não é possível fazer um projeto de fortalecimento de mulheres negras nos espaços de poder, se algumas assumem uma postura de instrumentalizar outras, sem qualquer respeito aos princípios e valores”, dizia um trecho da publicação assinada por Elaine.
Nos comentários, seguidores criticaram a postura adotada, alegando que a situação entre as duas poderia ser resolvida de forma política e internamente, sem precisar expor nas redes sociais. Em meio aos comentários negativos, a publicação foi excluída.