Cresce número de ocupações do MST no governo Lula

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
19 de abril de 2023 às 00h00min
Foto: Pilar Oliveira

Coluna da quarta

Considerado um dos maiores movimentos sociais da América Latina, o MST, que durante o governo Bolsonaro manteve uma atuação discreta, voltou aos holofotes. As últimas ocupações em “latifúndios improdutivos” e órgãos públicos têm respingado, sobretudo, no presidente Lula (PT), que tem sido acusado de leniência com os aliados de primeira hora.

Visando lembrar o massacre de Eldorado dos Carajás, no Pará, quando 21 trabalhadores rurais foram mortos, o movimento tem realizado atos em quase todo o país. Só no último final de semana, ao menos nove municípios de Pernambuco registraram ocupações. Também como parte da programação, a última segunda-feira (17) foi marcada pelo Dia da Reforma Agrária.

Embora as movimentações tenham data para encerrar, elas já tem causado prejuízos a algumas instituições, a exemplo da Embrapa, em Petrolina, que por nota repudiou a ocupação de terras produtivas pelos assentados. Se ao longo do governo Lula as manifestações acontecerem em grande escala, servirão para fortalecer o discurso da oposição contra o chefe do Planalto.

Um passo atrás
Depois de perceber a burrada que cometeu ao culpabilizar a Ucrânia pela guerra, o presidente Lula (PT) condenou as violações promovidas pela Rússia. A mudança no discurso veio depois que o Brasil foi alvo de críticas dos EUA. Ainda ontem (18), a porta-voz a Ucrânia convidou o petista para visitar Kiev e entender a realidade do País.

Dois passos atrás
E depois de mais um desgaste, o governo Lula decidiu recuar novamente e desistir de taxar compras internacionais entre pessoas físicas até US$ 50. A medida afetaria usuários de plataformas como Shopee, Ali Express e SHEIN e foi alvo de diversas críticas.

Tapete vermelho
Antes da operação de R$ 2 milhões para o Recife ser votada na CAE do Senado, o senador Fernando Dueire (MDB) conduziu o prefeito João Campos (PSB) e seu time de secretários até o gabinete do 1º vice-presidente da Casa, Veneziano Vital do Rêgo (MDB). Dueire tem mostrado na prática que além de bom anfitrião, é um excelente articulador.

Votação
Após a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado ter aprovado ontem (18) a operação de crédito para investimentos no Recife, hoje (19), às 16h, o texto será votado no plenário. Quem vai presidir a sessão será o vice-presidente Veneziano Vital do Rêgo (MDB), já que o presidente Rodrigo Pacheco (PSD) está em missão internacional. O contrato deve ser aprovado sem dificuldades.

Harmonia
A bancada pernambucana deu uma verdadeira demonstração de união ontem (19), no Senado. Além de Fernando Dueire (MDB), que foi relator da operação de crédito para o Recife, Humberto Costa e Teresa Leitão, ambos do PT, também marcaram presença na CAE e celebraram o avanço do contrato com o BID. O prefeito João Campos (PSB) agradeceu ao trio nas redes sociais.

Prestação de contas
Líder do PSDB na Assembleia Legislativa, a deputada Débora Almeida lançou um boletim mensal para prestar contas das ações do seu mandato, além das movimentações politicas. A tucana tem se dividido entre os trabalhos na Alepe e atender suas bases pelo interior. Débora também preside uma das comissões mais importantes da Casa, que é a de Finanças.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO