Comissões da Câmara de Caruaru dão sinal verde para o PCC dos professores

Notícias
Por Karol Matos
13 de abril de 2023 às 14h05min
Foto: Elvis Edson

Em reunião conjunta, as Comissões de Legislação e Redação de Leis; Finanças e Orçamento; e a Comissão de Educação, Cultura e Esportes, decidiram aprovar e mandar para votação em plenário a revisão do Plano de Cargos e Carreiras dos professores efetivos da rede municipal de ensino.

Entre as mudanças propostas para o novo PCC está a unificação das tabelas, a carga horária que vai de 150 para 188 horas e também a aplicação do piso nacional. Em janeiro, o Ministério da Educação definiu um reajuste de aproximadamente 15% no piso dos professores em relação ao ano passado, subindo de R$ 3.845,63 para R$ 4.420,55. 

Ainda ontem (12), a categoria decidiu decretar greve. Eles alegam que o novo plano traz perda progressiva de salário. Apesar da pressão para que o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) retirasse o projeto para alteração, o gestor manteve a proposta como estava, afirmando que o PCC foi produzido em cima das possibilidades do município.

O presidente da Comissão de Educação, Jorge Quintino (SD), apresentou uma emenda para incluir na categoria os profissionais de psicopedagogia clínica, que foi aprovada. Já Perpétua Dantas (PSDB) também apresentou emendas. Entre elas, duas que tratavam sobre aumento percentual. As propostas foram derrubadas, já que vereadores não podem legislar sobre matérias financeiras.

Na reunião das comissões, a presidente do sindicato quis participar, mas não recebeu autorização, aumentando ainda mais a tensão com a categoria. A votação deve acontecer ainda hoje à tarde e promete contar com a presença dos professores do município.

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO