Tony Gel mira vaga no Tribunal de Contas do Estado

Notícias
Por Américo Rodrigo
10 de abril de 2023 às 09h45min
Foto: Jarbas Araújo

Com currículo extenso, já tendo sido deputado federal, estadual, prefeito de Caruaru e vereador do município, Tony Gel tem trabalhado seu nome, nos bastidores, para disputar a vaga que será aberta no Tribunal de Contas do Estado, após a aposentadoria compulsória de Teresa Duere, em julho.

Atualmente, a idade máxima para assumir uma vaga no TCE-PE é 65 anos. Antes da Semana Santa, o deputado estadual Jarbas Filho (MDB) iniciou um movimento para colher assinaturas de deputados e conseguir igualar a idade máxima ao Tribunal de Contas da União, que hoje é 70 anos. Desta forma, Tony Gel, que hoje tem 67, poderia entrar no páreo.

Jarbas precisava de 17 assinaturas e conseguiu colher 30, inclusive de nomes que também têm demonstrado interesse de entrar na disputa, como Rodrigo Novaes (PSB) e Joaquim Lira (PV). A alteração da legislação agora segue para a Comissão de Constituição e Justiça, mas não tem um prazo para ser analisada.

A vaga que surgirá no segundo semestre é de indicação da própria Assembleia Legislativa, que escolherá, em votação no plenário, um dos nomes colocados. Além dos três pretensos candidatos já citados, o deputado federal Guilherme Uchoa Jr. (PSB) também têm demonstrado interesse em ocupar a cadeira do TCE.

Com perfil conciliador, Tony Gel, que deixou o PSB recentemente, desde antes vinha sendo estimulado por alguns pares a ocupar este espaço. Um dos entusiastas pelo nome dele era o ex-presidente da Alepe, Eriberto Medeiros (PSB), que destacava a atuação de Tony na CCJ.

Além do currículo, pesa entre os candidatos a faixa etária e o tempo de atuação que terão no TCE. Os demais nomes, que são mais jovens que o ex-deputado, têm entre 39 e 51 anos, podendo ocupar o cargo até os 75 anos, o que daria um período de permanência entre 24 e 36 anos no Tribunal. Caso Tony Gel, que completará 68 em novembro, seja o escolhido, poderá ficar no cargo por cerca de 7 anos, trazendo rotatividade à Corte.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO