O senador por Pernambuco, Fernando Dueire (MDB), recebeu em seu gabinete, na manhã desta terça-feira (28), o editor do Blog Cenário, Américo Rodrigo, para falar um pouco sobre seu trabalho. Dueire, que assumiu a vaga de Jarbas Vasconcelos (MDB), que se afastou do mandato, no fim do ano passado. No início da conversa, o senador fez um diagnóstico sobre a importância da Casa Alta para a defesa das políticas públicas que, muitas vezes, acabam sendo descontinuadas a cada novo governo.
“Nós estamos aqui tentando criar convergências. O Senado Federal é a Casa do equilíbrio, porque é uma Casa em que cada um dos estados tem apenas três representantes, diferente da Câmara que é proporcional. Uma Casa madura, de ex-governadores, em que a gente constrói consensos em favor do Brasil. Nós temos alguns companheiros desse colegiado com visões de mundo diferentes, mas todos eles com o mesmo interesse que é o bem comum”, afirmou.
Na semana passada, o senador que passou a integrar a executiva estadual do MDB em Pernambuco, começou a fazer movimentações visando o próximo pleito. A meta é estruturar o partido para que ele possa voltar grande em 2026.
“O MDB, como outros partidos também, precisa de uma atualização. Nós temos 20 prefeitos eleitos, engajados, temos inúmeros vereadores, temos a deputada federal Iza Arruda, temos um mandato no Senado Federal, mas precisamos fortalecer o MDB. Precisamos ter uma bancada sólida na Assembleia Legislativa e ampliar essa bancada na Câmara dos Deputados. Nós vamos fazer visitas ao interior, conversar com prefeitos, com lideranças. Lideranças do MDB e que não são do MDB. Vamos em busca de talentos e vamos dinamizar o partido para que ele volte à condição que nós tivemos com Jarbas, com Fernando Lyra e com tantos políticos que marcaram e fizeram a história de Pernambuco”, explicou o senador.
Recentemente, o MDB foi contemplado no governo Raquel Lyra, contando, por exemplo, com Tonynho Rodrigues e um ex-auxiliar de Raul Henry ocupando cargos importantes no Estado. Apesar do pouco tempo de mandato, Dueire tem demonstrado disposição em trabalhar junto com Raquel pelos interesses de Pernambuco.
“Em Pernambuco, nós temos uma governadora recém eleita há três meses. Foi eleita com propostas de mudança e a população pernambucana tem uma esperança muito grande que suas propostas de governo possam ser executadas. E nós estamos aqui no Senado para tentar ajudá-la a fazer com que essas propostas aconteçam”, disse Dueire.