A Câmara Municipal do Recife aprovou, nesta terça-feira (21), em segunda votação, o projeto de lei número 187/2022 que considera o Galo da Madrugada Patrimônio Cultural Imaterial do Recife. A proposição é de autoria do presidente da Casa, vereador Romerinho Jatobá (PSB), que ressaltou a grandiosidade da agremiação.
“O Galo da Madrugada deixou de ser só um bloco de Carnaval. Ele já faz parte da cidade do Recife. Hoje a gente faz esse reconhecimento, dá propriedade a todo recifense de exaltar mais esse título ao maior bloco de rua do mundo”, declarou.
O projeto de lei foi aprovado em plenário em duas votações, por unanimidade, e seguiu para sanção do prefeito João Campos (PSB).
Na justificativa da proposição, Romerinho Jatobá explicou que o Galo da Madrugada foi criado para resgatar o frevo de rua no ano de 1978, e foi crescendo ano a ano, carregando a cultura carnavalesca do Recife, a irreverência do folião e abordando temáticas sempre importantes para a sociedade. Conhecido mundialmente, foi em 1984 que o Galo entrou para o Guiness Book como o maior bloco carnavalesco do mundo.
O vereador fez questão de destacar que além dos desfiles grandiosos que também geram oportunidades de emprego e renda, o bloco desenvolve trabalhos sociais e exalta o nome do Recife nacional e internacionalmente.
“O Galo da Madrugada é conhecido mundialmente, atrai gente de diversos países para vir conhecer o nosso Carnaval e propaga o nome do Recife para o mundo. Nada mais justo do que torná-lo Patrimônio Cultural Imaterial da nossa cidade”, ressaltou.