Entenda: desembargador mantém vereadora Kátia na prisão

Notícias
Por Karol Matos
3 de março de 2023 às 06h00min
Foto: Vladimir Barreto

O Blog Cenário tinha publicado ontem (2), uma matéria que falava sobre a saída da vereadora Kátia das Rendeiras (Republicanos) do presídio, para cumprir prisão domiciliar a partir desta sexta (3). É preciso explicar que erramos ao confiar numa informação recebida por uma fonte ligada à família e confirmada em seguida pela própria família, junto a um dos advogados.

Existe, dentro do caso, uma possível disputa entre os advogados da capital e o de Caruaru, que está acompanhando a vereadora desde a prisão. O pedido de habeas corpus foi negado em segundo grau. Entretanto, foi feito um outro pedido para que o juiz Pierre Souto Maior, que determinou a prisão preventiva, convertesse para domiciliar, considerando o filho menor de 12 anos da parlamentar. Essa decisão na vara de Caruaru estaria em segredo de justiça, então, os documentos não poderiam ser disponibilizados.

Ainda ontem, a família e o advogado de Caruaru reiteraram que a decisão de Pierre já havia sido proferida e que, inclusive, Kátia deixaria o presídio hoje. Depois que a matéria começou a repercutir, surgiram as dúvidas em relação a essa possível saída, então, conseguimos contato com o advogado Victor Lemos Pontes, que explicou que não há qualquer decisão do juiz. “Acredito que passaram alguma informação equivocada para a família, ou usaram até de má-fé”, disse ele.

Mesmo com o pedido feito a Pierre Souto Maior, o juiz solicitou um parecer do Ministério Público de Pernambuco. Se o MPPE concordar que a prisão deve ser convertida para domiciliar, ele poderá reverter o caso. O parecer, no entanto, ainda não saiu. O blog continuará acompanhando de perto o caso e qualquer nova informação será trazida neste espaço.

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO