Cenário Político: Débora Almeida escreve história na Alepe

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
2 de março de 2023 às 00h00min
Foto: Divulgação

Coluna da quinta

Intitulada como “a voz do Agreste” nesta legislatura, a deputada estadual Débora Almeida vem quebrando diversos paradigmas desde que chegou à Alepe. Única mulher entre os três deputados do PSDB, Débora foi escolhida para ser a líder do partido na Casa. Missão importante para um início de mandato.

Aliada de primeira hora da governadora Raquel Lyra (PSDB) e um dos principais cabos eleitorais da tucana na eleição, Débora foi eleita, por unanimidade, para presidir a Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação, uma das principais da Assembleia Legislativa. Ela também será a primeira mulher a ocupar o cargo.

Dentre as atividades desenvolvidas pelo colegiado assumido por Débora, destacam-se a coordenação e elaboração de pareceres aos projetos que regulam o orçamento do Estado. Sendo de extrema importância para diversos setores e também aos investimentos do Governo.

Com experiências como gestora municipal, na Prefeitura de São Bento do Una, e procuradora federal concursada da AGU, Débora tem um currículo que a capacita ainda mais ao cargo e será essencial para ter uma atuação de destaque na função.

Troco
A princípio, a candidatura do deputado Coronel Alberto Feitosa para Comissão de Administração Pública da Alepe parecia um movimento do PL para bater de frente com o Palácio. Mas, além da sigla ter destituído Feitosa da função na qual estava a menos de um mês, o parlamentar também foi substituído da titularidade do colegiado. Nos bastidores, a articulação foi vista como uma retaliação ao deputado, pelo fato de ser simpático ao projeto de Gilson Machado à Prefeitura do Recife. O deputado André Ferreira é o nome trabalhado pela legenda.

Substituto
Ainda ontem (1º), o Diário Oficial da Assembleia Legislativa de Pernambuco trazia o deputado Nino de Enoque como o novo líder do PL na Casa. Cristão-novo na Alepe, o parlamentar vai ter a tarefa de liderar uma bancada composta por cinco deputados. O Coronel Alberto Feitosa (PL), que passou pouco menos de um mês na liderança, teve cerca de seis vezes mais votos do que Nino nas urnas.

Contribuição
Se por um lado o Coronel Feitosa (PL) iria contar com o empenho do PSB para derrotar o candidato do governo, os nomes que o Palácio decidiu bancar receberam os votos de deputados da federação, formada por PT, PCdoB e PV. A bancada é composta por sete parlamentares que se intitulam como independentes na Casa.

Agenda em Brasília
Recém eleita presidente da Amupe no início da semana, a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), foi recebida ontem (1º), pelo presidente Lula (PT), em Brasília. A agenda foi acompanhada pelo deputado federal Fernando Monteiro (PP), majoritário na Capital do Xaxado na última eleição. Na pauta, as retomada do residencial Vanete Almeida.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO