O Governo do Estado inicia tratativas para um convênio de gestão coletiva do Memorial da Democracia de Pernambuco Fernando de Vasconcellos Coelho , o primeiro inaugurado em nível estadual em todo o país. Atuarão em conjunto as Secretarias de Justiça e Direitos Humanos, Secretaria de Defesa Social, Secretaria de Comunicação, Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) e Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).
Com o convênio de cogestão, a SDS ficaria responsável pela segurança do espaço, a Cepe pela manutenção documental e limpeza, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos pela coordenação e a Empetur reforçaria as atividades culturais e de divulgação do patrimônio da cultura pernambucana.
“A gestão ficará a cargo da Cepe até que o convênio seja firmado. Essa ação conjunta do Executivo e do Legislativo estaduais fortalece a importância do Memorial para a formação dos cidadãos, estímulo à pesquisa, salvaguardando ainda a história da democracia e de nossas lutas libertárias”, destaca o presidente da Cepe, João Baltar Freire.
Ocupando 600 metros quadrados do casarão do Sítio da Trindade, em Casa Amarela, o Memorial da Democracia de Pernambuco reúne todo o acervo documental produzido pela Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Camara – contando com mais de 70 mil documentos.
O projeto foi desenvolvido pela socióloga Isa Grinspum Ferraz, também responsável por projetos fundamentais, como a curadoria do Museu Cais do Sertão. O acervo histórico do Memorial foi distribuído em cinco salas. Está previsto ainda espaço para biblioteca e salas para palestras, debates e exibições de filmes.