Câmara do Recife concede Título de Cidadão a Leonardo Framil

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
15 de fevereiro de 2023 às 18h30min
Foto: Divulgação

O chief executive officer (CEO) para Mercados Emergentes da empresa multinacional de consultoria Accenture, Leonardo Framil, recebeu nesta quarta-feira (15) o Título de Cidadão do Recife. A homenagem formulada pelo presidente da Câmara Municipal, o vereador Romerinho Jatobá (PSB), e entregue em reunião solene promovida no plenário da Casa. A cerimônia foi conduzida pelo 1º secretário do Poder Legislativo, o vereador Eriberto Rafael (PP).

Natural do Rio de Janeiro (RJ), Leonardo Framil é mestre em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC), com pós-graduação em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Sua trajetória na Accenture se iniciou em 1992 e, desde então, ocupou cargos como o de diretor executivo sênior e de líder da prática de Serviços Financeiros para o País e América Latina, além da presidência da companhia no Brasil.

Ao subir à tribuna do plenário para proferir o seu discurso de homenagem, Romerinho Jatobá destacou os laços da Accenture com o Recife, onde a empresa opera desde 2015, e falou sobre a trajetória do novo cidadão.

Framil ingressou na Accenture em 1992 e tornou-se diretor em 2001. Com mais de 30 anos de experiência em consultoria de grandes corporações, trabalhou extensivamente com as maiores instituições financeiras e empresas de tecnologia da América Latina. Ele também tem uma vasta experiência trabalhando com as principais corporações internacionais da Ásia, Europa e América do Norte”, disse o presidente da Câmara. “Com foco na transformação empresarial, Leonardo liderou o time da América Latina em jornadas de inovação com clientes como Itaú Unibanco, Santander, Natura, Unilever, entre outros”.

Após a entrega do Título de Cidadão do Recife e da respectiva Medalha, Leonardo Framil afirmou que a homenagem é extensível a todos que compõem a Accenture. “É uma coisa que toca a mim, toca a minha família. Toca a todas as pessoas da Accenture, porque aqui eu sinto que estou personificando a empresa. E não seria diferente, dado que é uma colaboração de muita gente para ter este momento”, afirmou. “É uma cidade que nos abraçou. Acho que Accenture encontrou Recife e Recife encontrou a Accenture. E, desse encontro, já saíram coisas maravilhosas e, tenho certeza, vão sair coisas mais bacanas para o futuro”.

De acordo com o CEO, alguns desses frutos vieram dos investimentos da Accenture em diversidade e inovação – a exemplo do centro de inovação da empresa que funciona no Recife Antigo. “É espetacular. Vêm aqui pessoas de todo lugar do mundo que ficam impressionadas com o que temos aqui no Recife. A gente se recusou a imaginar que inovação era uma coisa que só se a gente fosse para fora iria ver. Estava na hora de a gente dizer: ‘não, também venham aqui para ver’. E por que não em Recife, se a gente fala em tecnologia e criatividade? Se a gente queria a união entre criatividade e tecnologia, que lugar melhor do que Recife para promover inovação?

Além de Framil, Romerinho Jatobá e Eriberto Rafael, compuseram a mesa de honra da solenidade a secretária de Desenvolvimento Econômico do Recife, Joana Florêncio, o presidente da Accenture para Brasil e América Latina, Rodolfo Eschenbach, e a diretora da Accenture na América Latina, Flavia Picolo.

Ao fim reunião, Eriberto Rafael frisou que a solenidade enalteceu uma personalidade e uma empresa que prestam serviços relevantes para o município. “A nós, da Casa Legislativa do povo do Recife, nos cabe o papel de legislar, mas também nos cabe a fiscalização e reconhecer, dentro da sociedade, pessoas e empresas que prestam serviços e que servem de exemplo para nós, como cidadãos recifenses. E esta reunião é um exemplo muito forte disso. O povo recifense é um povo muito aguerrido, de muita luta, que não se curva para a dificuldade – mas que sabe muito bem se curvar para agradecer”.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO