Na reunião plenária desta terça (14), a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) apresentou dois requerimentos solicitando apoio para o Balé Popular do Recife.
A vereadora fez um apelo ao secretário executivo de Cultura da cidade, para que seja realizada a manutenção preventiva e de recuperação da fachada externa (testeira) do Casarão que abriga o Balé Popular.
A parlamentar também solicitou a liberação de funcionamento do local, de forma emergencial, ainda antes das comemorações do Carnaval 2023, e a inclusão dos espetáculos do Balé nos Teatros do município.
“Apesar de ter hoje um espaço físico disponível, o Balé ainda enfrenta muitas dificuldades na manutenção dessa Casa, para pagar tributos e despesas como luz e água. O grupo não tem recursos, grande parte das apresentações realizadas é pública, e ainda existe a dificuldade de conseguir oportunidades de realizar apresentações nos teatros da cidade”, pontuou a vereadora.
Ana Lúcia destacou ainda a necessidae de que o Balé tenha um “entrelaçamento” com a educação, para que as crianças recifenses possam crescer vendo a cultura local se perpetuar.
Em aparte, a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) destacou a importância do grupo. “Não se conta a história da dança popular do nosso estado, sem contar a história do Balé Popular do Recife. Essa turma é a turma da resistência, é a turma que faz nosso frevo, nosso caboclinho, nosso maracatu sejam brincadeiras para as novas gerações”.
Cida propôs ainda a apresentação de uma solicitação conjunta dos parlamentares para que o Balé Popular seja isento de impostos municipais.