Cenário Político: Raquel aproxima Palácio dos prefeitos

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
24 de janeiro de 2023 às 06h30min
Foto: Hélia Scheppa

Coluna da terça

Buscando aproximar o Palácio do Campo das Princesas dos prefeitos do estado, a governadora Raquel Lyra inicia, nesta terça (24), uma série de diálogo com os gestores. Em dezembro, um encontro com os chefes do Executivo municipal já tinha sido realizado. Entretanto, a presidente estadual do PSDB ainda não tinha tomado posse.

Essa também será a primeira oportunidade para Raquel ficar cara a cara com João Campos, prefeito da capital pernambucana e maior liderança do PSB no estado. Apesar de adversários no campo eleitoral, o socialista já demonstrou interesse em contribuir com pautas institucionais.

Na quarta (25), Raquel Lyra recebe os prefeitos da Zona da Mata e na próxima semana será a vez dos gestores dos municípios do Agreste e Sertão apresentarem suas demandas. Desde a campanha, a tucana vem trabalhando o diálogo como eixo do seu governo e as agendas realizadas a partir de hoje comprovam isso.

Destaque
Com o intuito de fortalecer as novas lideranças do PSDB, entram no ar hoje (24) duas inserções do partido se apresentando como alternativa a um país muito dividido. Além do presidente nacional da sigla, Bruno Araújo, o material traz os três governadores eleitos em 2022, incluindo Raquel Lyra.

Apoio confirmado
Boa parte dos deputados federais de Pernambuco que foram eleitos para a próxima legislatura estiveram ontem (23) com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP) para selar o apoio a sua reeleição. Maria do Rosário, indicada pelo PT para um cargo na Mesa Diretora, também participou do diálogo.

Reeleição
O PDT formalizou ontem (23) o seu apoio ao nome de Rodrigo Pacheco (PSD) para a presidência do Senado. Ele busca a reeleição e deve travar uma disputa com Rogério Marinho (PL). O partido conta com duas representações na Casa Alta: Julio Ventura, do Ceará, e Leila Barros do Distrito Federal.

Mandato incerto
Caso as investigações avancem, a deputada federal eleita, Clarissa Tércio (PP) corre o risco de não tomar posse na próxima quarta (1º). O ministro do STF, Alexandre de Moraes, tem fechado o cerco contra três nomes que foram eleitos em 2022 e apoiaram a tentativa de golpe no dia 8 de janeiro, em Brasília.

Chiadeira
No encontro promovido pelo prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) com os vereadores, alguns parlamentares reclamaram sobre a iluminação pública em algumas localidades. O gestor se prontificou a resolver e informou que estará recebendo, em Caruaru, o superintendente da empresa responsável pela manutenção.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO