Instituições repudiam atos antidemocráticos em Brasília

Notícias
Por Américo Rodrigo
8 de janeiro de 2023 às 20h35min
Foto: Vladimir Barreto

Além da classe política que se manifestou de diversas formas contra os atos antidemocráticos que aconteceram neste domingo (8), em Brasília, instituições como a Câmara de Caruaru, MPPE e TRE-PE também se posicionaram. O Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o STF foram depredados por vândalos que cometeram crime contra o patrimônio público.

Confira:

Câmara de Caruaru

A Câmara de Vereadores de Caruaru, através do seu presidente, Bruno Lambreta, vem a público manifestar o seu total repúdio aos ataques criminosos ao Congresso Nacional, ao Supremo Tribunal Federal e ao Palácio do Planalto, ocorridos na tarde deste domingo (08).

Entendemos que o direito de manifestação, liberdade de expressão e pensamento é legítimo em toda a sociedade, todavia precisa ser conduzido com respeito e diálogo, não podendo ser utilizado para agressão de agentes públicos de segurança e depredação do patrimônio público.

Esperamos e encorajamos as autoridades públicas que ajam com urgência, para punir exemplarmente os responsáveis por esse triste e lamentável episódio com todo o rigor da lei.

Bruno Lambreta
Presidente da Câmara Municipal de Caruaru

MPPE

O Ministério Público de Pernambuco, na condição de defensor da ordem jurídica e do regime democrático, nos temos do artigo 127 da Constituição Federal de 1988, repudia veementemente os atos criminosos ocorridos neste domingo, nas sedes dos Poderes da República, no Distrito Federal.

As cenas de vandalismo demonstram a não aceitação do resultado de eleição ocorrida dentro da lei e de forma democrática, fiscalizada pelo Ministério Público Eleitoral.

Diante de tais fatos, o MPPE renova o compromisso de cumprir seu mister constitucional, estando certo de que as instituições da República adotarão as medidas necessárias para identificar e punir os responsáveis pelos atos antidemocráticos.

Recife, 8 de janeiro de 2023

Marcos Antônio Matos de Carvalho
Procurador-Geral de Justiça de Pernambuco

TRE-PE

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, ao tempo em que presta solidariedade e apoio irrestrito ao Supremo Tribunal Federal, ao Poder Executivo Federal e ao Congresso Nacional, repudia, veementemente, os atos intolerantes, inaceitáveis e antidemocráticos praticados contra os poderes da República Federativa do Brasil legitimamente constituídos. Por outro lado, temos a convicção de que serão adotadas as medidas legais necessárias e cabíveis contra os responsáveis por esse gravíssimo atentado ao nosso regime democrático de direito, em ordem a mantê-lo perene e inalterável.

Desembargador André Guimarães
Presidente do TRE-PE

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO