Foi com tom unificador que José Patriota voltou à presidência da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), em assembleia extraordinária realizada nesta segunda-feira (7). A cerimônia aconteceu ao lado de prefeitos e prefeitas, dentre elas a gestora de Surubim Ana Célia, que presidiu a Associação nos últimos sete meses.
Patriota falou da necessidade de desenvolver e monitorar ações estratégicas. “Vamos buscar o consenso, para iniciarmos nossas lutas. Nós temos aqui na Amupe 22 políticas públicas que estão sendo trabalhadas. Nossa pauta é sempre somar para promover a melhoria de vida do nosso povo. Vamos buscar unificar nossa pauta para o bem dos municípios“. A pauta municipalista, frisada por Patriota, foi atualizada a nível nacional pelo assessor técnico da Confederação Nacional de Municípios (CNM) Eduardo Stranz.
A assembleia também marcou a assinatura de um convênio pioneiro no Nordeste entre a Amupe e o Sebrae, o projeto contribuirá para o desenvolvimento econômico-social local e modernização da gestão pública nos municípios pernambucanos. Por outro lado, a Amupe também celebrou um acordo de cooperação técnica entre o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA/PE) e a Associação Brasileira de Cimento Portland que visa apoiar os municípios dos projetos construtivos locais.
Os 22 municípios que são filiados ao Consórcio dos Municípios Pernambucanos (Comupe) vão poder contar também com licenciamento ambiental a partir de 2023. Será do Comupe todo o processo de apuração, baixa e licença de certidões ambientais antes realizadas pelas prefeituras de forma individual. O projeto foi apresentado durante a assembleia, e visa otimizar o processo e reduzir os custos para os municípios.