Cenário Político: Raquel atrai votos bolsonaristas e lulistas

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
12 de outubro de 2022 às 00h00min
Foto: Américo Nunes

Coluna da quarta

Um fato que tem tirado o sono de aliados de Marília Arraes (SD), é que Raquel Lyra (PSDB) tem conquistado a simpatia de eleitores de Bolsonaro e principalmente de Lula, adversários no campo nacional. No primeiro turno, a tucana apoiou Simone Tebet (MDB), entretanto, tem mantido neutralidade na segunda etapa e até aqui parece que tem funcionado.

Ainda ontem (11), dois institutos trouxeram Raquel liderando as intenções de voto com uma boa vantagem sobre sua adversária. No Real Time Big Data, a diferença foi de 19 pontos. Já no Ipec, a ex-prefeita de Caruaru apareceu com 54% dos votos válidos.

Não é difícil encontrar eleitores de Lula que também votam em Raquel, principalmente nas redes sociais. Além disso, a candidata do PSDB tem recebido adesões de gestores filiados ao Partido dos Trabalhadores, com o consenso da legenda. São eles: Luiz Aroldo (Águas Belas) e Márcia Conrado (Serra Talhada).

Apesar de ter recebido mais de 3 milhões de votos no primeiro turno em Pernambuco, Lula (PT), não conseguiu transferir sua votação para Danilo Cabral (PSB). Nos bastidores, já existe um temor de que esse fenômeno possa acontecer novamente no dia 30 de outubro. Dessa vez, com Marília Arraes.

União
Em entrevista ao Diario de Pernambuco, o governador Paulo Câmara (PSB) garantiu que subirá no palanque de Marília Arraes (SD). O socialista tem uma excelente relação com o ex-presidente Lula, que estará em Pernambuco na próxima sexta (14). O trio deve dividir o mesmo espaço.

Convocação
Em Gravatá, na presença de prefeitos e diversas lideranças do estado, Danilo Cabral (PSB) fez questão de deixar os aliados a vontade para votar em quem quiser para o Governo de Pernambuco. Entretanto, pregou unidade na eleição de Lula. A meta é dar ao petista 70% dos votos no estado.

Votantes
A cidade pernambucana com o maior índice de votantes no primeiro turno foi Riacho das Almas com 87,48% dos seus 19.656 eleitores, contra uma abstenção de 12,52%, a menor do estado. Já no quesito abstenção, Quipapá lidera a lista. 64,50% dos seus 17.914 eleitores compareceram às urnas.

Público feminino
A participação do eleitorado feminino nas eleições do 1º turno em Pernambuco foi maior que o masculino. Segundo os registros de presença nas seções eleitorais, 83,21% das eleitoras aptas a votar compareceram às urnas, percentual ligeiramente superior ao dos homens, que chegou a 80,18%.

Neutralidade
Cinco candidatos que disputam governos em segundo turno não declararam voto para presidente. São eles: Eduardo Leite (PSDB-RS), Pedro Cunha Lima (PSDB-PB), Raquel Lyra (PSDB-PE), ACM Neto (União Brasil-BA) e Rodrigo Cunha (União Brasil-AL).

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO