Foi sancionada, nesta sexta-feira (7), pelo prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB), a Lei de n° 096/2022, que cria o Fundo Municipal de Cultura de Caruaru, aprovada por unanimidade, na sessão ordinária de quinta-feira (6), na Câmara Municipal. O Fundo Municipal de Cultura tem como finalidade prestar apoio financeiro a projetos que visam fomentar e estimular a atividade artística cultural do município.
Os recursos do FMC serão destinados a projetos de natureza cultural que se enquadrem em pelo menos um dos requisitos estabelecidos na lei, como: artes visuais; audiovisual; design e moda; artesanato; música; dança; artes cênicas; cultura popular; arquitetura, urbanismo e patrimônio cultural; povos tradicionais; agentes culturais, trabalhadores da cultura e produtores culturais; instituições culturais não-governamentais; fotografia; livro, leitura e literatura e gastronomia.
“Um grande momento para nossa cidade e, principalmente para nossos artistas, nossa cultura popular e todas aqueles que, de alguma forma fazem parte dela. Foi mais um avanço neste âmbito da cultura que, partindo desse princípio, trará ainda mais benefícios culturais para nossa cidade”, afirmou o prefeito.
De acordo com o presidente da Fundação de Cultura, Rafael Martiniano, a sanção dessa lei é uma grande conquista para a classe. “Um grande vitória nesta data de hoje, dia que ficará marcado na trajetória cultural de nossa cidade, uma luta da classe, e que hoje pôde ser destravada pelos poderes Executivo e Legislativo. Um grande passo para Caruaru”, frisou o presidente.
Como defensor ativo da cultura popular caruaruense, o vice presidente da Fundação de Cultura, Hérlon Cavalcanti, também pontuou a importância desta sanção. “Sem dúvidas um sonho realizado para todos nós que fazemos a cadeira produtiva da cultura. Só temos a comemorar, isto é apenas o começo de muitos projetos bacanas que Caruaru irá ganhar“, pontuou Hérlon.