Cenário Político: eleição em PE será decidida no detalhe  

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
22 de setembro de 2022 às 07h00min
Foto: Roberto Jayme

Coluna da quinta

Se a pesquisa Ipec divulgada ontem (21) levou preocupação a alguns candidatos, os números foram motivo de festa para Danilo Cabral (PSB) e Miguel Coelho (UB). Ambos saltaram de 8% para 11% e agora estão empatados numericamente com Anderson Ferreira (PL) e Raquel Lyra (PSDB) na segunda colocação.

O resultado não é fruto apenas da campanha de rua, que ganhou um novo ritmo nessa reta final, mas também é produto de uma postura mais incisiva de Danilo e Miguel nas peças que passaram a ser veiculadas na TV nos últimos dias. Ambos possuem o maior tempo entre todos os candidatos.

Enquanto Danilo seguirá tentando arrancar votos de Marília Arraes (SD), o ex-prefeito de Petrolina vai buscar eleitores que estão com Anderson e Raquel, usando como munição a comparação dos governos. O fato, é que os candidatos do PSB e União Brasil ganharam fôlego no momento certo para aquecer a militância.

Tendência
De acordo com interlocutores de Miguel Coelho (UB), já era esperado um crescimento do candidato na pesquisa IPEC. Os números internos da campanha do ex-prefeito já vinham apontando essa tendência, o que só comprova sua competitividade na disputa.

Rompimento
Após divergências internas com outras lideranças que atuam na campanha de Fernando Rodolfo (PL), o ex-vereador de Caruaru, Diogo Cantarelli, decidiu deixar o projeto de reeleição do parlamentar e seguir outro caminho. Essa sem dúvidas é uma grande baixa na reta final.

Coletiva
Candidato a deputado estadual, Raffiê Dellon (UB) reúne a imprensa nesta tarde e deve anunciar seu apoio a Marília Arraes (SD) ao Governo de Pernambuco. Caso o movimento seja confirmado, a candidata majoritária recebe um importante reforço na Capital do Agreste.

Campanha de rua
Apoiada pela prefeita de Igarassu, Professora Elcione, Raquel Lyra (PSDB) participou ontem (21) de um grande ato em apoio ao projeto tucano no município. A Região Metropolitana será decisiva para todos os candidatos ao Governo do Estado, por concentrar o maior número de eleitores.

Desistência
Poucos dias após declarar seu apoio a Raquel Lyra (PSDB), o ex-jogador Carlinhos Bala anunciou ontem (21), nas redes sociais que não irá mais apoiar a tucana e nem algum outro nome para o Governo de Pernambuco. A decisão pegou muita gente de surpresa.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO