Cenário Político: Pernambuco não traz preocupação a Lula

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
15 de setembro de 2022 às 07h00min
Foto: Ricardo Stuckert

Coluna da quinta

Com a possibilidade de vencer a eleição presidencial ainda no primeiro turno, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem intensificado seus compromissos no Sudeste, que é onde estão concentrados os três maiores colégios eleitorais do país e que serão bastante decisivos no dia 2 de outubro.

De acordo com a última pesquisa Ipespe em Pernambuco, Lula tem 61% dos votos contra 22% do presidente Jair Bolsonaro (PL), o que dá ao petista uma larga vantagem. O ex-presidente ainda conta com a apoio de três candidatos ao Governo do Estado, incluindo Marília Arraes (SD), que disparou em todas as intenções de voto.

Existe uma expectativa para que Lula retorne a Pernambuco após o dia 20 de setembro, o que na prática só poderia fazer alguma diferença para Danilo Cabral (PSB), já que a vida de Teresa Leitão (PT) para o Senado está bem encaminhada. Ainda assim, a última visita do presidenciável não fez muito efeito para o socialista. Pelo contrário, fortaleceu a candidatura de Marília.

Antídoto
Vice na chapa de Lula, o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB), tem usado inserções de TV para tentar anular uma peça de Bolsonaro que traz o ex-tucano fazendo duras críticas ao petista. Por anos, Geraldo foi adversário ferrenho do ex-presidente, mas nesta eleição firmaram uma forte aliança.

Rota
Um dia após visita de Simone Tebet (MDB) a Pernambuco, quem desembarca hoje (15) no estado é Ciro Gomes (PDT). Os dois presidenciáveis disputam a liderança da chamada terceira via, que apesar de não ter decolado, pode evitar a vitória de Lula no primeiro turno.

Constrangimento
Aos gritos de “Marília”, o candidato da Frente Popular, Danilo Cabral (PSB), discursou ontem (14) na inauguração do comitê de Lula da Fonte (PP), no Recife. O mesmo episódio já aconteceu durante a última visita de Lula a Pernambuco, constrangendo integrantes da Frente Popular.

Empolgação
Aliados de Raquel Lyra (PSDB) manifestaram entusiasmo após a divulgação da pesquisa Real Time Big Data para o Governo de Pernambuco. Em um cenário de segundo turno, a tucana foi quem apareceu com mais chances de derrotar Marília Arraes (SD), que lidera com folga o primeiro turno.

Crescimento
Pouco conhecido no Agreste e Região Metropolitana, o ex-prefeito de Petrolina, Guilherme Coelho (PSDB), surpreendeu ao saltar de 3% para 9% na pesquisa Real Time Big Data para o Senado, mostrando a competitividade do aliado de Raquel Lyra (PSDB) na disputa.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO