A candidata ao Governo do Estado, Raquel Lyra (PSDB), iniciou esta segunda-feira (12) participando de sabatina em uma rádio. A falta de água nas torneiras dos pernambucanos foi um dos problemas debatidos durante o programa. “É inadmissível que, em pleno século 21, ainda tenhamos que passar por essa situação. O nosso estado está, literalmente, abandonado”, afirmou a postulante.
De acordo com Raquel, Pernambuco inteiro sofre com a falta de água. “Nós somos o segundo pior estado do Brasil em entregar água na casa do povo. A gente só perde para o Acre. Sabemos que as obras das barragens abandonadas pelo Governo do Estado precisam ser concluídas, mas também existem locais que têm barragens cheias, porém não chega água nas torneiras. Então o que falta mesmo é decisão política, de fazer com que a água seja prioridade para o povo”.
A candidata falou ainda que irá reestruturar a Compesa, fazer PPPs e concessões para garantir também o tratamento de esgoto. “Vamos trocar ainda a tubulação, pois os canos são da década de 60, quando a população era um terço da de hoje. Então muita água é perdida porque os canos estão velhos e estouram. Na minha gestão esse problema será resolvido”, afirmou.
Raquel teve a oportunidade de apresentar seu currículo e ressaltou que construiu a própria trajetória ao se formar em Direito, ser delegada da Polícia Federal, procuradora do estado, deputada estadual, secretária estadual e prefeita eleita e reeleita de Caruaru. Em relação ao combate à pobreza, a candidata afirmou que irá realizar os programas Mães de Pernambuco, que atenderá mães de crianças de até seis anos e que estão na linha de pobreza, para que possam receber R$ 300 por mês, e o Bom Prato, que oferecerá restaurantes fixos e móveis com refeição de qualidade a preço simbólico.
“Isso aliado à geração de empregos, por meio do Bora Empreender!, e à desburocratização para a abertura de empresas”, acrescentou.
Na educação, Raquel ratificou a criação de 60 mil vagas de creche; na saúde, a construção de cinco maternidades, e, no combate à violência, o Juntos pela Segurança, edição Pernambuco, programa que desenvolveu em Caruaru como prefeita que reduziu os homicídios em 50% e os crimes contra o patrimônio público em 70%.