A cidade de Petrolina, interior de Pernambuco, se destaca mais uma vez no cenário nacional. A ‘Capital do Sertão’ conquistou uma nota global de 7,05 e ocupou o 2º lugar entre os municípios do estado de Pernambuco, no Índice de Governança Municipal (IGM) de 2022, do Conselho Federal de Administração (CFA). Entre os municípios acima de 100 mil habitantes, Petrolina está liderando a lista a frente de cidades como Recife, Caruaru, Jaboatão e Olinda.
O estudo mensura diversos pilares inseridos nas políticas públicas: Educação, Segurança, Saúde, Vulnerabilidade Social, Saneamento e Meio Ambiente, são alguns deles. A análise foi baseada em informações existentes em bancos de dados oficiais do Governo Federal, e das instituições Firjan, Sebrae e Observatório Criança, possuindo uma série histórica de quatro anos – 2019, 2020, 2021 e 2022.
“Petrolina é uma cidade de importância estratégica e que prosperou graças a sua Fé, Educação e Trabalho. É uma cidade que cresce, se desenvolve economicamente e socialmente. Esse novo estudo só corrobora o quanto nossa cidade tem evoluído e dá um orgulho enorme para todos nós que estamos à frente da gestão municipal. Ficamos felizes com esse desempenho. Fizemos muito, mas ainda há muito para se fazer“, ressalta o prefeito.
O Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA), desenvolvido pelo Conselho Federal de Administração (CFA), por meio da Câmara de Gestão Pública, é uma ferramenta que visa auxiliar gestores municipais a visualizar as necessidades e/ou boas práticas de sua região, priorizar políticas públicas, além de promover o debate sobre a importância da gestão municipal profissional.