Suplente é exonerado da Prefeitura de Caruaru para assumir mandato de vereador

Notícias
Por Karol Matos
31 de agosto de 2022 às 14h15min
Foto: Vladimir Barreto

O suplente de vereador, Lairton Veieira (PTB), foi exonerado ontem (30), do cargo que assumia na Prefeitura de Caruaru, para assumir o mandato de vereador.

Ele já tentou entrar na Casa Jornalista José Carlos Florêncio algumas vezes, mas nunca foi eleito. No último pleito, obteve 848 votos, ficando na suplência do vereador Jorge Quintino (SD). Em outubro de 2019, Lairton foi nomeado como assessor técnico da Secretaria de Governo. Deixou o cargo em 2020, para concorrer às eleições, mas voltou em março de 2021 para a mesma função, que tem remuneração de R$ 2 mil.

Ainda ontem (30), Jorge tinha anunciado que iria se licenciar até 2 de outubro para se dedicar à campanha de deputado federal. O próprio parlamentar informou que daria lugar a Lairton, podendo proporcionar a ele a oportunidade de ser vereador.

Só que nada estava certo em relação a isso porque o regimento interno da Câmara só autoriza que o suplente assuma em caso de licença superior a 60 dias. Isso porque além do vereador, os assessores também precisam ser substituídos e como a saída de Quintino só seria durante pouco mais de um mês, Lairton não poderia assumir por ser um período muito curto para fazer toda a substituição do vereador e os quatro assessores.

Com essa questão, hoje pela manhã, Jorge Quintino decidiu estender sua licença para que Lairton possa assumir o cargo e, caso não seja eleito deputado, retoma o mandato em novembro. Lairton Vieira só deve tomar posse na próxima semana, quando os procedimentos internos forem finalizados.

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO