A Assembleia Legislativa de Pernambuco promove um grande seminário com especialistas locais e nacionais em torno de um tema que aflige diretamente a população, independentemente de classe social. A segurança pública será tema central do evento a ser realizado nesta quinta (1º) e sexta-feira (2), no auditório Sérgio Guerra, sede da Assembleia.
O seminário está voltado para profissionais da área de segurança e abordará temas de combate à violência, experiências exitosas contra o narcotráfico e o crime organizado no Brasil e em outros países, o cuidado com a saúde mental desses profissionais, dentre outros temas. Serão dois dias de atividades com mesas redondas, palestras, conferências e painéis.
A solenidade de abertura acontece amanhã, às 9 horas, com o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB). Na ocasião, haverá uma homenagem ao major Gláucio Resende, ex-aluno do curso de Formação de Lideranças em Segurança Pública, o Lideralepe, assassinado em junho deste ano na cidade de Buíque, Agreste do estado.
Debates
Dentre os assuntos que serão discutidos estão: “Os Impactos do Pacote Anti-crime nas Atividades policiais”; “Do Novo Cangaço aos Domínios das Cidades”; “Desenvolvimento de Segurança e Saúde Mental na Segurança Pública”; “O Sistema Carcerário Brasileiro”, “Modelos de Policias em outros Países”; “O Narcotráfico e Facções Criminosas”.
A ideia de promover o seminário partiu do presidente da Alepe, Eriberto Medeiros, após escutas junto aos profissionais da área de segurança. O socialista visitou quartéis, delegacias do Recife e interior, presídios, colégios militares, associações, sindicatos e instituições públicas que lidam com questões da violência, a exemplos do Ministério Público e a Defensoria Pública.
“É importante que a Alepe promova ações como esta, de reunir agentes de segurança pública para tratar sobre os mais diversos temas que fazem parte dos seus desafios cotidianos, de forma que haja paz e justiça social, além de fortalecer a cidadania e a qualidade de vida da população. É preciso cuidar dos profissionais que dedicam suas vidas à manutenção da ordem no estado e no combate à violência”, enfatizou Eriberto Medeiros.