Professor, ex-presidente da CUT e do SINTEPE, presidente licenciado da Confederação Nacional das Trabalhadoras e dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo (PT) é o candidato da educação para a Assembleia Legislativa, agora que Teresa Leitão (PT) tenta a vaga ao Senado. A inauguração do comitê de Heleno hoje (20), em Gravatá, demonstrou sua força diante da categoria, que compareceu em peso.
Quem também esteve na inauguração do comitê foi o candidato ao governo Danilo Cabral (PSB) e a candidata ao Senado Teresa Leitão – que foi eleita pela base da educação por cinco vezes seguidas. “Heleno, você está muito mais preparado para assumir o cargo de deputado estadual do que eu estava na minha primeira eleição. A base está com você. E está em ótimas mãos”, analisou a petista.
Danilo Cabral também exaltou o nome de Heleno, pela trajetória na luta pela educação pública e pelos profissionais do setor. E reforçou a necessidade de mudar os rumos da política nacional de educação: “Precisamos garantir os avanços que conseguimos aqui em Pernambuco e precisamos unir forças para acabar com o retrocesso à educação imposto pelo governo Bolsonaro”.
Heleno Araújo é uma autoridade em educação pública, área em que tem atuação reconhecida internacionalmente. Além disso, tem um histórico de defesa de grandes causas para a categoria, como o Piso Nacional da Educação. É visto como um sucessor natural da deputada Teresa Leitão na Assembleia, haja visto a semelhança na trajetória e nas causas defendidas.
“Defender a educação é defender o alimento para todos, habitação para todos, oportunidades para todos, respeito. É defender condições dignas para que as pessoas possam desenvolver seus talentos, ter autonomia e ter um futuro sempre melhor”, discursou Heleno Araújo.
Além de prestigiar o evento de Heleno Araújo na manhã deste sábado (20), Teresa Leitão também estará na inauguração do comitê de Sileno Guedes, presidente do Partido Socialista Brasileiro (Casa Amarela, Recife). Na sequência, comparece às inaugurações dos comités dos candidatos a deputado estadual Flávia Hellen (Maranguape, Paulista), João da Costa (Campo Grande, Recife) e João Paulo (Santo Amaro, Recife).
Às 17h, a candidata ao Senado pela Frente Popular comparece ao ato de inauguração do comitê do deputado federal Tadeu Alencar, em Casa Forte (Recife); às 19h, o comitê do deputado estadual Rodrigo Novaes. A agenda termina às 20h, no Pina, na inauguração do comitê do deputado Clodoaldo Magalhães, presidente do Partido Verde e candidato a deputado federal.