Cenário Político: o desafio de André em se firmar na disputa

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
15 de agosto de 2022 às 00h00min
Foto: Léo Caldas

Coluna da segunda

Vereador, deputado estadual e atualmente exercendo o seu sexto mandato na Câmara Federal, André de Paula (PSD) decidiu embarcar em um novo projeto e entrou na disputa por uma cadeira na Casa Alta. Após ter o nome rifado na chapa da Frente Popular, André se aliou a Marília Arraes (SD), que lidera todas as pesquisas no estado.

Apesar de ter adotado um discurso mais progressista e vincular sua imagem ao ex-presidente Lula, o candidato ao Senado Federal já vem sendo questionado por eleitores da esquerda sobre suas posições na Câmara, o que pode terminar afastando o apoio desse seguimento ao seu nome.

Os números têm apontado que o jogo para o Congresso está aberto, mas, tradicionalmente, os candidatos ao Senado eleitos em Pernambuco são puxados por quem está na dianteira na corrida pelo Governo do Estado e esse deve ser um importante ativo para André. Entretanto, a polarização nacional pode alterar os cenários em 2022.

Surpresa
Aliados do deputado José Queiroz (PDT) homenagearam o parlamentar no último sábado (13), pela passagem do Dia dos Pais. O encontro aconteceu no escritório político do ex-prefeito. Além do deputado federal Wolney Queiroz (PDT), os vereadores Fagner Fernandes (PDT) e Lula Tôrres (PSDB) marcaram presença.

Convocação
Danilo Cabral (PSB) comanda hoje (15) uma reunião com prefeitos e lideranças que apoiam a chapa da Frente Popular. O encontro será no Fiordes Buffet, a partir das 17h. A ideia é mobilizar os aliados para se engajarem na campanha eleitoral que tem início nesta terça-feira (16).

Largada
De acordo com o calendário eleitoral definido pelo Tribunal Superior Eleitoral, os candidatos poderão ir às ruas a partir de amanhã (16) para pedir voto abertamente. Em Pernambuco, 11 nomes concorrem ao Governo de Pernambuco. Já o programa eleitoral de rádio e TV tem início apenas no dia 26.

Discordância
O candidato do PL, Anderson Ferreira (PL), condenou o calendário dos debates nas emissoras de televisão. O ex-prefeito defendeu que essas discussões sejam feitas ao longo dos 45 dias de campanha para que a população avalie melhor os nomes ao Governo de Pernambuco.

Alerta
Por meio das redes sociais, o deputado Raul Henry (MDB) condenou uma fake News envolvendo o seu nome. Um outdoor foi colocado no Recife afirmando que o emedebista é contra o Auxílio Brasil. Além de Raul, a peça traz a imagem de mais 11 deputados pernambucanos.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO