Uma mulher com experiência parlamentar e uma história atrelada a defesa de pautas consideradas “de esquerda” pode vir a ser a primeira senadora pelo estado de Pernambuco. A chance de Teresa Leitão obter vitória no pleito de 2 de outubro é real, como mostra a sua evolução nas pesquisas. A última divulgada, da Real Time Big Data, aponta a petista na primeira colocação na preferência do eleitorado pernambucano para o Senado.
Teresa é “a senadora de Lula”, escolhida pelo próprio ex-presidente para representar o PT na chapa majoritária da Frente Popular, junto com Danilo Cabral e Luciana Santos. Professora e deputada estadual com cinco mandatos seguidos, ela é conhecida pelas suas fortes convicções, por cumprir compromissos assumidos, e pela lealdade à sua base, ao partido e às causas da educação, da mulher, da cultura, dos direitos humanos.
Quanto ao resultado da última pesquisa, a candidata diz que fica alegre por estar em primeiro lugar, mas segue com prudência: “pesquisa é um retrato do momento. Serve para nos guiar, claro, mas não define a eleição. Mantenho os pés no chão, com muita determinação de ganhar essa eleição junto com Lula e Danilo. Tem muito trabalho a fazer, muito chão pela frente ainda”.
A pesquisa Real Time Big Data, divulgada ontem (8) aponta Teresa, a candidata de Lula, com 18% das intenções de voto. É seguida por Gilson Machado (15%), o candidato de Bolsonaro; e André de Paula (10%), o candidato do Solidariedade de Paulinho da Força. Guilherme Coelho (PSDB) tem 3%; Carlos Andrade Lima (UB) e Eugênia Lima (PSOL) têm 1% cada um.