Gilson e Sindaçúcar debatem melhorias para o setor em PE 

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
2 de agosto de 2022 às 08h30min
Foto: Divulgação

O candidato ao Senado e ex-ministro do Turismo, Gilson Machado Neto (PL), participou nesta segunda-feira (1º) de reunião com membros do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar/PE). Na pauta, a relevância do setor para a economia do Brasil e de Pernambuco. Anderson Ferreira (PL), candidato ao governo, e Izabel Urquiza (PL), candidata à vice-governadora, estiveram presentes na agenda.

O setor representado pelo Sindaçúcar é responsável no Brasil por 1 milhão de empregos diretos, com 70 mil produtores de cana, reúne 330 indústrias e tem PIB setorial de US$ 48 bilhões. Somente no Nordeste são 280 mil empregos diretos. Na reunião, foram tratados temas como impostos, fortalecimento da indústria, legislação trabalhista, safras futuras e diversos outros assuntos.

Durante a agenda, Gilson Machado relembrou as medidas que sugeriu ao presidente Bolsonaro e que ajudaram o setor, como a volta da liberação da venda de álcool líquido 70% e a permissão da continuidade do uso e também a continuação da permissão para queima da cana para produção de aguardente no Brasil. Se fosse proibido, resultaria grande perda para o estado. Outra vitória para o segmento, que teve o empenho pessoal de Gilson Machado ainda em 2018, foi a liberação da venda direta de etanol das usinas aos postos de combustíveis. 

Sempre estive ao lado desse segmento porque sei como ele é fundamental para o nosso País”, afirmou. “Esse setor precisa ter atenção especial do poder público pois é responsável por uma parcela significativa do nosso PIB. Precisamos desatrapalhar os empresários porque são eles que geram emprego para a população”, completou.

O presidente do Sindaçúcar, Renato Cunha, detalhou os números e destacou a importância do setor para a economia e para a geração de desenvolvimento para o estado. “Somente em Pernambuco são 75 mil empregos, 8.377 produtores e 12,8 milhões de toneladas produzidas por ano”, explicou. “A cana-de-açúcar contribui muito para a geração de emprego no estado, principalmente durante os meses de safra”, disse.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO