Cenário Político: chapa completa só na convenção

Notícias
Por Américo Rodrigo
26 de julho de 2022 às 07h00min
Foto: Janaina Pepeu

Coluna da terça

Filhas de dois ex-governadores, Raquel Lyra (PSDB) e Priscila Krause (Cidadania) anunciaram ontem (25), no Marco Zero, a formação de uma chapa para concorrer ao Governo de Pernambuco. As duas caminham juntas desde 2018, quando Raquel ainda era prefeita de Caruaru e apoiou Priscila para estadual.

Apesar do avanço na composição da majoritária, Raquel ainda não tem um nome para o Senado. A vaga deve ser preenchida apenas no próximo sábado (30), dia escolhido para a realização da convenção do PSDB e Cidadania. Apesar de Armando Monteiro pontuar bem nas pesquisas, o ex-ministro não pretende voltar a disputar um cargo eletivo.

Com a confirmação de Priscila na vice, Raquel passa a ocupar um espaço importante na Região Metropolitana do Recife, local onde tem intensificado a maior parte das agendas nas últimas semanas. O complemento pode vir do Sertão do São Francisco, unindo as três principais regiões econômicas do estado.

Frustração
Ao apresentar, ontem (25), o nome de Priscila Krause (Cidadania) como sua vice, a ex-prefeita Raquel Lyra (PSDB) falou que “frustrando a expectativa de muitos”, a dupla iria ganhar o estado. A alfinetada serviu para os opositores que ficaram animados com a ideia de que a tucana não seria candidata.

Estratégia
Utilizando-se das redes sociais, Raquel Lyra (PSDB) quebrou o protocolo e anunciou Priscila Krause (Cidadania) no Marco Zero, enquanto muitos profissionais de imprensa aguardavam a coletiva para serem informados da notícia já revelada. Enquanto prefeita de Caruaru, Raquel já usava essa tática e parece que não pretende abandonar.

Complemento
Miguel Coelho (UB) chegará a sua convenção no dia 31 com o nome para o Senado já definido. O advogado Carlos Andrade Lima (UB) tem ganhado força na bolsa de apostas e pode ser anunciado ainda amanhã (27), de acordo com uma fonte. Além de ser o nome preferido da direção do partido, tem uma boa relação com Luciano Bivar (UB) e os Coelho.

Começou mal
Poucos dias após ser anunciado como pré-candidato a estadual, Jeferson Timóteo (PP), nome escolhido pelo prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém (PL), foi denunciado ao Ministério Público Federal por abuso de poder político, podendo chegar a cassação do registro de candidatura e até do diploma e do mandato, no caso de vitória.

Largada
Ex-prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral (SD) lança na próxima sexta-feira (29) sua pré-candidatura a deputado estadual. Já sua filha, a deputada estadual Fabíola Cabral (SD), apresenta seu nome para a Câmara Federal. Ambos deixaram recentemente a Frente Popular e estão no palanque de Marília Arraes (SD).

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO