Cenário Político: visita de Lula servirá de termômetro

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
14 de julho de 2022 às 00h00min
Foto: Ricardo Stuckert

Coluna da quinta

Como já foi oficializado pela coordenação de campanha de Lula ao diretório petista em Pernambuco, o ex-presidente Lula desembarca no estado na próxima segunda-feira (19), para cumprir uma série de compromissos que se estendem até o dia seguinte. No roteiro, estão as cidades de Serra Talhada, Garanhuns e Recife.

A Frente Popular tem apostado todas as fichas na tentativa de vincular a imagem de Danilo Cabral, pré-candidato ao Governo de Pernambuco pelo PSB, ao ex-presidente. O socialista deve aproveitar a oportunidade para garantir imagens que serão usadas ao longo da campanha, e o mesmo servirá para Teresa Leitão (PT).

Os holofotes estarão voltados para as falas e gestos de Lula, que servirão de termômetro para os próximos passos da pré-campanha. Ainda existe a possibilidade de Luciana Santos (PCdoB) ser oficializada como vice de Danilo em uma dessas agendas. O fato dará um novo ritmo ao projeto da Frente, já que a chapa estará 100% formada para o embate eleitoral.

Beija-mão
Cumprindo uma série de agendas em Brasília, o ex-presidente Lula aproveitou a passagem pela Capital Federal e recebeu diversos deputados, senadores e aliados da sua base. Danilo Cabral (PSB) e Marília Arraes (SD) aproveitaram o momento para renovar a foto ao lado do petista.

Definido
Após ter decidido não disputar mais cargos eletivos, o ex-deputado federal Maurício Rands já definiu quem apoiará nessas eleições. Para federal, votará em Túlio Gadêlha (Rede). Já para estadual, o advogado pedirá voto para João Paulo Lima (PT).

Previsão
De acordo com o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB), o segundo turno será entre Danilo Cabral (PSB) e Anderson Ferreira (PL). O decano ainda cravou a vitória de Lula no primeiro turno. Contrariando as pesquisas, Gonzaga sugeriu que Marília Arraes chegará na “lanterninha” na corrida eleitoral.

PSB Card
O deputado Romero Albuquerque criou um cartão de crédito fictício com o rosto de Paulo Câmara estampado e o nome de Danilo Cabral em destaque. A peça faz parte da campanha “Nem Paulo nem Danilo”, que o deputado lançou nas redes sociais para atacar a gestão. Com o slogan “eles gastam, você paga”, o PSB Card oferece “fumo” ilimitado nos próximos quatro anos, caso o governador consiga eleger o seu sucessor.

Prioridade
De acordo com o presidente estadual do União Brasil, Marcos Amaral, a prioridade da legenda aos pré-candidatos proporcionais do partido será daqueles que fizerem dobradinha com os federais do próprio partido. Em Caruaru, Dilson Oliveira (UB) fechou parceria com Douglas Cintra (Podemos).

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO