Neste domingo (8), Dia das Mães, o pré-candidato a governador Miguel Coelho (UB) antecipou que irá apresentar uma proposta para a construção de 8 maternidades regionais em Pernambuco. A ideia é implantar unidades para atender as gestantes nas Matas Norte e Sul; Agrestes Meridional e Setentrional; e nos Sertões. Com isso, além de ampliar o atendimento, o projeto aproxima o acompanhamento médico e reduz deslocamentos para as mães que moram em cidades sem maternidades.
“Existem grávidas que viajam centenas de quilômetros numa ambulância quente para ter um filho. No Sertão, famílias precisam ir para o Ceará ou para a Paraíba. É inadmissível e desumano. Nossa ideia é criar maternidades regionais e humanizadas para que não haja mais tanto deslocamento, para que as mães tenham dignidade, acolhimento e, principalmente, as vidas sejam preservadas”, explica o pré-candidato do União Brasil.
Miguel Coelho ainda lembrou a experiência realizada em Petrolina, onde ele criou um centro de partos municipal, com atendimento humanizado e que ajudou a desafogar o hospital estadual. “Tivemos a oportunidade de inaugurar uma casa de partos e ao lado uma clínica da mulher. Essa é uma das obras que mais tenho orgulho. A casa de partos é um lugar acolhedor, que prioriza um tratamento mais sensível, humanizado e que foi importante para reduzir a lotação no Hospital Dom Malan. A importância disso para mim é sagrada, pois estamos falando da vida de uma criança, da mãe e todo o núcleo familiar.”