Coluna da sexta
Pré-candidato ao Governo de Pernambuco, o deputado federal Danilo Cabral (PSB) tem se posicionado constantemente sobre pautas que dizem respeito a toda população. A questão é que nem todos os demais postulantes se sentem confortáveis em opinar, para não correrem o risco de serem cancelados pelo eleitor.
Recentemente, Cabral defendeu uma reforma tributária no país, para que as grandes fortunas sejam taxadas de modo que os que ganham mais, também passem a pagar mais imposto. A proposta apresentada em 2019 na Câmara Federal visa livrar a classe trabalhadora da alta carga tributária que chega a ser até 5 vezes maior que o valor cobrado em países vizinhos.
Danilo também tem marcado posição nas redes sociais contra o presidente Jair Bolsonaro (PL), onde já criticou os sucessivos aumentos do preço da gasolina, a privatização da Eletrobras e também a tentativa do chefe do Planalto para que Fernando de Noronha volte a ser um território federal, e não parte do estado de Pernambuco.
Exercendo seu terceiro mandato em Brasília, Danilo Cabral foi escolhido pelo PSB para disputar a sucessão de Paulo Câmara (PSB), justamente por ter um perfil político. A postura do socialista pode ser uma grande aliada, já que o eleitor se identifica com candidatos que tenham espírito de liderança e é o que Danilo tem procurado apresentar.
Baixa
O pré-candidato ao Governo do Estado, Anderson Ferreira (PL), sofreu uma importante baixa no seu palanque. O PSC decidiu marchar com Miguel Coelho (UB), que também mira o Palácio do Campo das Princesas. A sigla, até pouco tempo, era presidida pelo deputado federal André Ferreira, que agora está no PL.
Conquista
Ao lado do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB), o vereador Cabo Cardoso (PP) celebrou a notícia dada pelo tucano de que seria doado um terreno para a construção de um Colégio da PMPE, em Caruaru. Atualmente, apenas Recife e Petrolina contam com este equipamento.
Decidida
Pré-candidata à presidência da República pelo MDB, a senadora Simone Tebet afirmou ontem (5) que a sigla terá candidatura própria, mesmo sem o apoio do Cidadania ou do PSDB. Os partidos, junto com o União Brasil, anunciariam uma chapa única ao pleito no dia 18 de maio. Mas, na quarta (4), Luciano Bivar (UB) comunicou que seu partido disputará o Planalto.
Bloqueio
Cumprindo ordem do Banco Central do Brasil, as contas do deputado Daniel Silveira (PTB) começaram a ser bloqueadas nesta quinta-feira (5). A determinação partiu do ministro do STF Alexandre de Moraes, visando garantir que Silveira pague a multa de R$ 405 mil por descumprir medidas judiciais.
Recorde
Entre janeiro e abril deste ano o país ganhou 2.042.817 novos eleitores entre 16 e 18 anos. Esse número representa um aumento de 47,2% em relação ao mesmo período em 2018 e de 57,4% em relação aos quatro primeiros meses do ano em 2014.