Coluna da quinta
Presidente nacional do PCdoB, a vice-governadora Luciana Santos pode ser contemplada na chapa com Danilo Cabral (PSB) com o mesmo espaço que ocupa atualmente. Internamente, os socialistas trabalham o nome de Teresa Leitão (PT) para o espaço, mas ela só aceita disputar a eleição se for para a Câmara ou Senado Federal.
O PSB trabalha uma solução para cumprir o acordo com André de Paula (PSD) para o Senado, sem deixar fissuras na Frente Popular. Recentemente, Luciana lançou-se ao mesmo cargo num movimento isolado. Nos bastidores, o movimento foi enxergado como uma espécie de pressão para se manter na majoritária.
Aos poucos o processo vem se afunilando e se nada mudar, André deve mesmo ser anunciado, restando apenas a vaga de vice para ser ocupada. Como Teresa já reforçou que não está nos seus planos ser vice, a vaga pode acabar caindo no colo de Luciana Santos, que agora integra a ‘Federação Brasil da Esperança’ (PT, PCdoB e PV).
Solicitação
Ao retirar sua pré-candidatura ao Senado em favor da deputada estadual Teresa Leitão (PT), que também deseja disputar o cargo, o deputado Carlos Veras (PT) justificou que sua decisão foi a pedido do próprio Lula e em nome de um projeto coletivo. Segue o impasse na Frente Popular, já que André de Paula (PSD) é o nome preferido do PSB para a Casa Alta.
Contemplado
Já nos bastidores, circula que o acordo do PT com o governador Paulo Câmara (PSB) envolve duas secretarias para a sigla. Uma delas, a de Desenvolvimento Agrário, que já foi comandada por Dilson Peixoto. A bola da vez seria Edilázio Filho, chefe de gabinete do deputado Doriel Barros.
Surpresa
Interlocutores do deputado federal Wolney Queiroz (PDT) revelaram à coluna que o líder da oposição foi pego de surpresa com a saída da vereadora Perpétua Dantas (PSDB) do seu grupo político. De acordo com o que foi apurado, a decisão foi comunicada a um aliado de José e Wolney Queiroz, mas não houve conversa com os deputados.
Compartilhando
Na Capital Federal desde o início da semana, o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), tem trocado importantes experiências com outros gestores do estado. O tucano esteve em Brasília, na companhia do seu futuro secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, Andrews Melo.
Menos impostos
A redução da carga tributária no Polo Têxtil é um dos focos do deputado estadual Erick Lessa (PP). O assunto foi debatido pelo parlamentar, em Caruaru, reunindo representantes do setor produtivo e da Secretaria da Fazenda de Pernambuco. “Tratamos da atualização da sistemática buscando melhorar o ambiente de negócios para o Polo de Confecções”, sintetizou Lessa.