O Grupo Tático Eleitoral do Partido dos Trabalhadores tem uma reunião marcada para debater a situação de cinco estados, entre eles Pernambuco. O encontro acontece nesta segunda-feira (25) e será entre a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, o deputado federal pelo Ceará, José Guimarães, além do ex-presidente Lula. A intenção, segundo revelou uma importante liderança do partido ao Blog Cenário, é que Lula resolva de uma vez as pendências, já que o jogo eleitoral está se afunilando e ele precisa lançar sua pré-candidatura no próximo dia 7 de maio.
A fonte ainda fez questão de assinalar que a indicação para que o PT ocupe a vice de Danilo Cabral (PSB) tem sido um pedido feito pelo próprio PSB. O PT de Pernambuco não abrirá mão do Senado, porque existe um consenso sobre isso, tanto no diretório estadual, quanto no GTE nacional. “A gente já deu os anéis, eles querem os dedos”, disse, em reserva.
Ainda conforme revelou a fonte ouvida pelo blog, mesmo após a indicação da executiva estadual pelo nome de Carlos Veras para a vaga do Senado, a nacional teria escolhido Teresa Leitão. Alguns correligionários veem que ela pode fazer um melhor contraponto com Raquel Lyra (PSDB) e Marília Arraes (SD) neste espaço, já que a vice não teria tanta expressividade na majoritária. Com todo esse entrave dentro do PT, a reunião de hoje deverá estabelecer um acordo para que possam entrar em um consenso.