Cenário Político: Marília segue dando dor de cabeça ao PT-PE

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
25 de abril de 2022 às 00h00min
Foto: PH Reinaux

Coluna da segunda

A deputada federal Marília Arraes saiu do PT e para a preocupação da cúpula petista, muitos filiados decidiram apoiar a pré-candidata na eleição estadual. Atualmente o partido integra a Frente Popular e segue na discussão para ocupar um espaço na majoritária, o que não tem servido de impedimento para a adesão ao palanque de Marília.

No último fim de semana, vereadores e lideranças do PT acompanharam Marília durante compromissos pelo interior, sinalizando que não irão obedecer a resolução da legenda. Muitos desses nomes queriam votar na neta de Arraes em 2018, quando houve uma intervenção da executiva nacional rifando a então vereadora do Recife da disputa, frustrando a militância.

No dia 3 de maio, o Solidariedade formalizará o apoio ao ex-presidente Lula, e Marília Arraes marcará presença no evento. O ato fortalecerá a imagem da deputada junto ao ex-presidente, causando ainda mais preocupação ao núcleo petista de Pernambuco, que vai precisar encontrar uma estratégia para conter uma possível debandada.

Decidida
Pelo visto, nem o ex-presidente Lula será capaz de convencer a deputada Teresa Leitão (PT) a ser vice de Danilo Cabral (PSB). No último sábado, a petista garantiu que é pré-candidata a federal e só deixa a pretensão se for para disputar o Senado. A posição atrapalha ainda mais a construção da chapa majoritária.

Definido
O vice-prefeito de Arcoverde, Delegado Israel (PP), aproveitou a passagem de Marília Arraes (SD) por Arcoverde para oficializar seu apoio à pré-candidata ao Governo do Estado. Para presidente, Rubis votará em Lula (PT). Já para estadual, está fechado com Erick Lessa (PP).

Encontro
O encerramento da 18ª Festa da Misericórdia, em Arcoverde, contou com políticos de todas as tribos. Foram vistos por lá: Delegado Israel (PP), Marília Arraes (SD), Raquel Lyra (PSDB), Raul Henry (MDB), Rodrigo Novaes (PSB), Pedro Campos (PSB) e Maria Arraes (SD), além de tantos outros pré-candidatos.

Apoios no Sertão
Pré-candidata a estadual, a ex-prefeita de São Bento do Una, Débora Almeida (PSDB), recebeu significativos apoios no Sertão pernambucano. A tucana fechou com a prefeita de Terra Nova, com o prefeito de Verdejante e com o ex-presidente da Câmara de Salgueiro.

Votação
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) julgará nesta segunda-feira (25), a cassação do prefeito de São José da Coroa Grande, Pel Lages (Cidadania). A Justiça Eleitoral investiga a suspeita de abuso de poder econômico e político do gestor.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO