Cenário Político: ala pró-Lula cresce no Republicanos

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
11 de abril de 2022 às 00h00min
Foto: Paulo Sérgio

Coluna da segunda

Apesar do Republicanos fazer parte do palanque do presidente Jair Bolsonaro (PL) no plano nacional, pelo menos em seis estados do Nordeste o partido vai apoiar o projeto do ex-presidente Lula. A movimentação conta com a digital do deputado Silvio Costa Filho, que sempre defendeu a candidatura do petista.

Não faz muito tempo que surgiram especulações sobre uma possível ida do Republicanos para o palanque de Anderson Ferreira (PL). Foi necessário que o presidente nacional da sigla, Marcos Pereira, assegurasse que a direção estadual da legenda tem autonomia para procurar o melhor caminho em Pernambuco.

Atualmente, o Republicanos possui 41 federais e existe uma expectativa de o partido eleger entre 45 e 55 deputados em outubro. Numa eventual vitória de Lula, Silvio teria um papel fundamental para atuar como interlocutor entre a bancada e o Palácio do Planalto, consolidando sua atuação política em Brasília.

Palanque cristão
Durante conversa com a imprensa no último sábado (9), em Caruaru, o pré-candidato ao Governo do Estado, Anderson Ferreira (PL), afirmou que quem quem é evangélico e defende os valores cristãos está no seu palanque, se referindo à falta de apoio do casal Clarissa e Júnior Tércio ao seu projeto.

Adesão
Ainda na coletiva, Anderson Ferreira (PL) falou que a decisão de Clarissa Tércio (PP) em se filiar ao PP foi muito rápida e que ainda não deu tempo de explicar ao eleitor o porquê desse posicionamento. Mas, com o tempo, segundo ele, com o apoio da deputada a Bolsonaro, ao seu nome e a Gilson tudo ficará mais claro.

Aliança mantida
Mesmo com a ida do empresário Douglas Cintra para o Podemos, o pré-candidato a estadual, Armandinho, assegurou que a dobradinha está mantida. O músico ainda não definiu por qual partido disputará a eleição e qual o nome que apoiará para o Governo do Estado. A decisão será anunciada até amanhã (12).

Agendado
O julgamento do prefeito de Águas Belas, Luiz Aroldo (PT), foi marcado para o dia 18 abril. O gestor da cidade localizada no Agreste Meridional vem sendo acusado de diversas irregularidades durante a eleição de 2020, entre elas, o abuso de poder econômico e político.

Malas prontas
Logo em breve, o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém, deve anunciar sua filiação ao PSB. O gestor que foi eleito em 2020 pelo PL, esteve ontem com Danilo Cabral (PSB) e Felipe Carreras (PSB). Este último destinou R$ 5 milhões em emenda para o município na última quinta (7).

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO