Cenário Político: candidatos de Bolsonaro dão a largada em PE

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
7 de abril de 2022 às 00h00min
Foto: Leandro de Santana

Coluna da quinta

Após reunir a imprensa ontem (6), no Recife, para apresentar os principais eixos do programa de governo e a equipe de pré-campanha que será composta por oito nomes, Anderson Ferreira e Gilson Machado, ambos do PL, pegam a estrada nesta quinta-feira (7). A dupla cumpre agenda nos municípios de Sirinhaém e Barreiros.

Anderson e Gilson não querem ser apenas conhecidos em Pernambuco como os candidatos de Bolsonaro, mas também pretendem apresentar alternativas viáveis através de propostas que apontam para o crescimento econômico, geração de empregos, combate à fome e à miséria, além de saúde, educação e segurança.

Com críticas ao modelo de gestão do PSB, Anderson Ferreira pode ser favorecido pela polarização nacional e se tornar o maior antagonista de Danilo Cabral, fator que pode levá-lo ao 2º turno. Já Gilson Machado, tentará capitalizar os investimentos feitos pelo Governo Federal em Pernambuco, principalmente no período que esteve à frente do Ministério do Turismo.

Encontro
Seguindo a sequência de diálogos com diversos setores da sociedade, o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) recebe hoje (7) alguns profissionais de imprensa do município para um bate-papo na Sala de Monitoramento da Prefeitura de Caruaru. O intuito é aproximar os comunicadores da gestão.

Apoio
Quem resolveu aderir ao projeto da deputada e pré-candidata ao Governo do Estado, Marília Arraes (SD), foi o ex-prefeito de Bezerros Breno Borba (PSB). Em 2020, o socialista recebeu 14.232 votos, mas foi derrotado por Lucielle Laurentino (UB). Breno é um importante reforço para o palanque de Marília no Agreste.

Contramão
Enquanto diversos gestores de Pernambuco têm se esforçado para garantir o piso de 33,24% para os professores da rede municipal, o prefeito de Gameleira, Dr. Leandro (PL), propôs apenas 5% para a classe. Ele alegou uma série de dificuldades como justificativa para não dar o reajuste aos profissionais. A proposta não foi bem digerida na cidade.

Destino
Concorrentes a nível estadual, os pré-candidatos ao Governo de Pernambuco, Miguel Coelho (UB) e Raquel Lyra (PSDB), devem fazer campanha para o mesmo presidenciável. Os presidentes do União Brasil, Cidadania, PSDB e MDB estiveram reunidos ontem (6) e avançaram na ideia dos quatro partidos apresentarem apenas um nome para disputar o Planalto. O candidato de consenso será apresentado no dia 18 de maio, em Brasília.

Cobrança
O presidente Jair Bolsonaro (PL), anunciou nesta quarta (6), o fim da bandeira de escassez hídrica, que gerava uma taxa extra na conta de energia elétrica de R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A medida entra em vigor a partir do dia 16 de abril, informou o chefe do Planalto.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO