Coluna do sábado
Com o possível apoio do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) aos nomes de Armandinho (PSDB) para estadual e Douglas Cintra (PSDB) para federal, um movimento que surgiu ainda na noite da última quinta (31) como resposta a esse aceno pode antecipar um racha entre o atual gestor e a ex-prefeita Raquel Lyra (PSDB).
As exonerações dos secretários Carlos Eduardo Braga e Bruno França para disputar as eleições atingirá em cheio a dobradinha Armandinho e Douglas. Não só por disputarem o mesmo espaço, mas pelo fato do movimento contar com a digital de Raquel, que por estar liderando um projeto majoritário não poderá expressar alguma preferência.
Raquel pertence a uma família política que, assim como as demais da Capital do Agreste, atua para que novas lideranças não se projetem e se tornem maiores. De acordo com uma fonte, a mudança no secretariado feita antes da saída da prefeita aconteceu justamente para “amarrar” Rodrigo, que não tem relação com alguns dos executivos que assumiram as pastas.
No caso de Eduardo Braga, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, que é uma máquina de votos, seria utilizada pela equipe que ele mesmo deixou para dar a carga em sua campanha. Outra estratégia montada seria a de Bruno França segurar a candidatura e recuar lá na frente, para direcionar seus votos a Daniel Coelho (Cidadania). O movimento também serve para que aliados de Douglas não consigam entrada na zona rural.
Mesmo que os ex-secretários fiquem de fora, o plano do grupo de Raquel é tirar votos de Armandinho e Douglas para que eles não consigam se eleger e trabalhem junto com Rodrigo, fortalecendo o gestor que poderá se tornar uma liderança à parte das famílias mandatárias de Caruaru. Com a guerra fria já travada, cada um lutará com as armas que tem.
Largada
A presidente estadual do PSDB e pré-candidata a governadora, Raquel Lyra, comanda logo mais, a partir das 10h, na Arena Caruaru, o seu primeiro ato oficial de pré-campanha. Aliados de todo o estado prometem lotar a Capital do Agreste em apoio à tucana.
Mais mudanças
Além das mudanças no primeiro escalão de Caruaru, anunciadas por este blog ainda na última quinta (31), quem também decidiu abandonar o governo Rodrigo Pinheiro foi jornalista Carlos Pimenta. Quem assume é Thiago Azevedo, que até pouco tempo prestou assessoria ao vereador Ricardo Liberato (PSDB).
Surpresas
O encerramento da janela partidária foi marcado por diversas surpresas, mas muita gente tem interpretado como traições. Ontem (1º), a pré-candidata Marília Arraes (SD) recebeu o apoio do deputado Wanderson Florêncio, que abandonou Miguel Coelho (UB).
Prioridade
Na reta final de filiações, quem esteve reunido com a deputada Marília Arraes (SD) ontem (1º), no Recife, foi o presidente nacional do Solidariedade, deputado Paulinho da Força. A pré-candidatura da neta de Arraes vem sendo considerada prioridade da legenda.
Sacrifício
Para não perder o comando do PDT e tentar salvar seu mandato na Câmara Federal, o deputado Wolney Queiroz filiou alguns nomes ontem, para disputar a eleição em outubro. Entretanto, são nomes sem expressão e desconhecidos do eleitorado. O líder da oposição decidiu tentar a sorte.