Em evento que reuniu mais de mil pessoas, em tarde de chuva em Canhotinho, o deputado estadual Álvaro Porto assinou a ficha de filiação ao PSDB no ataque. Ao lado da pré-candidata tucana ao governo estadual, prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, Porto afirmou que, diferentemente da candidatura “inventada de última hora” pelo PSB, o PSDB terá, na disputa, uma mulher que tem experiência e caminho próprios.
“Raquel não vai ser carregada por ninguém. Não vai ter carregador de andor de fora. A candidatura de Raquel não é candidatura de última hora, como colocaram lá (no PSB). Foi uma candidatura construída há mais de um ano, percorrendo e ouvindo moradores de mais de 100 municípios”, disse.
O deputado destacou que contra o poderio do PSB, “que já pôs a “máquina pra moer”, a candidatura de Raquel tem o apoio do povo que quer fazer a mudança. “O povo vai dar o grito de liberdade. É uma candidatura que vem de baixo, do povo. Do povo que não aguenta mais a falta de médicos, de segurança. Não aguenta mais este governo que, depois de oito anos, anuncia que fará uma retomada. Retomada de quê? De estradas destruídas, de impostos altos, de IPVA caro?”, provocou.
No seu discurso, Raquel Lyra endossou as críticas de Porto. “Falam de um plano de retomada depois de oito anos sem fazer nada. Nas nossas caminhadas pelos municípios, vimos que este governo assina os projetos das obras, faz os anúncios, mas não executa. Agora dizem que vão fazer retomada. O nosso povo vai acreditar nisso?”, questionou.
A pré-candidata afirmou ainda que falta liderança ao atual governo. E que não há solução mágica para governar. “Nossa aliança não é eventual, é propositiva. Vamos fazer juntos”, enfatizou. “Mesmo que tenham a máquina, nós temos o povo. E ninguém rouba a consciência do nosso povo”, arrematou.
No ato, realizado no pátio da antiga fábrica Mucuri, assinaram também a ficha de filiação ao PSDB, o prefeito de Quipapá, Alvinho Porto; a prefeita de Canhotinho, Sandra Paes; o ex-prefeito deste município, Felipe Porto; e o estudante Gabriel Porto.
O evento reuniu prefeitos, ex-prefeitos, vice-prefeitos, ex vice-prefeitos, vereadores, ex-vereadores e lideranças políticas do Agreste, Sertão, Mata e Região Metropolitana do Recife. Além de Sandra e Alvinho, marcaram presença, os gestores de Vertentes, Romero Leal, e Catende, Dona Graça.
Entre os vice-prefeitos compareceram Rodrigo Pinheiro, de Caruaru; Antônio do Egito, de Catende; Claudeilson Oliveira, de Paranatama; Pité, de Quipapá; e Marco Torres, de Canhotinho. Já entre os ex-prefeitos foram registradas as presenças de Felipe Porto (Canhotinho),
Débora Almeida (São Bento do Una) e Genaldi Zumba (São João). Os ex-deputados estaduais Júlio Cavalcante e Rildo Braz também compareceram ao ato.
Enviaram mensagem de apoio a Álvaro Porto, em vídeos: Eudes Caldas, ex-prefeito de Cabrobó, e Paulo Gonçalves, vereador do município; Nego do Mercado, prefeito de Capoeiras, e Neide do Reino e Neném, ex-prefeitos daquele município; e Galego, ex-prefeito de Jurema.