Cenário Político: Miguel Coelho renuncia no dia 30 de março

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
10 de fevereiro de 2022 às 00h00min
Foto: Jonas Santos

Coluna da quinta

Se tem um nome na oposição que ninguém mais duvida que vai disputar o Governo de Pernambuco, é o do prefeito Miguel Coelho (União Brasil). Não só pela postura incisiva contra o governo estadual, mas também pelas últimas movimentações que ele tem feito.

No meio político existia uma desconfiança se o União Brasil iria bancar o projeto de Miguel, mas aos poucos ela foi sendo desconstruída por lideranças dos antigos partidos DEM e PSL. Se somando a isso, o gestor sertanejo também recebeu, no início da semana, o apoio formal do Podemos.

Durante entrevista nesta quarta-feira (9), à Rádio Jornal Caruaru, Miguel apontou que duas candidaturas da oposição seria o melhor caminho, fazendo questão de relembrar que a última vez que o fato aconteceu foi em 2006, justamente quando um adversário do Palácio venceu.

Miguel Coelho também se mostrou bastante otimista em relação aos nomes que disputarão vagas na Alepe e Câmara Federal, afirmando que sua legenda montará a maior chapa da oposição, podendo eleger de 10 a 12 estaduais e de 4 a 5 federais em outubro.

O prefeito de Petrolina também fez questão de anunciar, durante a entrevista, que se desincompatibilizará do cargo que exerce atualmente no dia 30 de março, para em seguida intensificar as agendas da sua pré-campanha pelas diversas regiões do estado.

Falta Raquel
Com o anúncio do prefeito Miguel Coelho (União Brasil) de que deixa o governo no dia 30 de março, a expectativa é de quando a prefeita Raquel Lyra (PSDB) falará publicamente sobre o assunto. O prefeito Anderson Ferreira (PL) já disse que renuncia no dia 1º de abril.

Encontro decisivo
Em Brasília desde a última terça-feira (8), o prefeito Anderson Ferreira (PL) se reúne hoje (10) com o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto. O futuro da legenda em Pernambuco será o principal assunto da conversa entre os dirigentes.

Conta
Muita gente está indo para a ponta do lápis contabilizar as perdas de cada deputado cotado para compor alguma chapa majoritária este ano. A divisão de bases para quem deseja chegar na Alepe e Câmara Federal é algo que já vem sendo discutido com bastante intensidade.

Eleição acirrada
Após o empate na eleição para a Mesa Diretora na Câmara do Cabo do Santo Agostinho, o resultado final foi decidido no segundo turno, onde por 12×9, o vereador Ricardinho (MDB) venceu Doutor Zé Carlos (PDT). O novo presidente é ligado ao prefeito Keko do Armazém.

Adutora do Agreste
Embora estivesse cumprindo agenda no Recife, o deputado estadual Erick Lessa (PP) designou uma equipe para acompanhar a comitiva de vistoria das obras do trecho da Adutora do Agreste em Caruaru, na terça-feira (8). Em novembro do ano passado, Lessa participou da visita e gravou um vídeo em suas redes sociais, com a presidente da Compesa, Manuela Marinho, o gerente regional, Dênis Mendes, e o gerente de Projetos Especiais da Secretaria de Planejamento e Gestão, Pedro Campos.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO