A Polícia Federal prendeu ontem (17), o prefeito de Salgueiro, Clebel Cordeiro (MDB), que era responsável por desviar água da transposição do Rio São Francisco para irrigar plantações dentro do seu sítio, na zona rural do município sertanejo.
O crime acontecia em uma das barragens da transposição através de bombas elétricas que desviavam a água. A Polícia informou ainda que Cordeiro também aumentou sua propriedade invadindo parte do terreno que pertence ao Governo Federal. O prefeito foi autuado em flagrante pelos crimes de invasão de terras da União e furto de água, com penas que podem chegar ao total de sete anos de prisão.
Em depoimento, o político informou que não sabia que era proibido retirar a água da barragem, e que não havia invadido as terras da União, pois, segundo ele, antes do início das obras da transposição, houve um processo de desapropriação daquelas terras. Ainda nesta quarta-feira (18), Clebel Cordeiro deve passar por audiência de custódia onde a justiça deve decidir sobre a prisão.